Covid-19: Floriano entra na reta final de vacinação de adolescentes

09/11/2021 15h12


Fonte SECOM


O município de Floriano iniciou nesta terça-feira (09), a vacinação de adolescentes com 13 e 12 anos e entra na reta final de imunização deste público. De acordo com o secretário de Saúde, James Rodrigues, o momento é importante pela maneira como a Princesa do Sul vem conduzindo os rumos da pandemia.

“Essa faixa etária é responsável por grande mobilidade social e por carregar uma carga viral muito grande para familiares, colegas e sociedade é extremamente importante esse ato”, disse.
Segundo normativa técnica do Ministério da Saúde, até o momento, somente o imunizante da Pfizer possui autorização da Anvisa para ser aplicado na faixa etária de 12 a 17 anos.

A vacinação de adolescentes é segura?


Sim, diversos órgãos e sociedades médicas já reforçaram que a vacinação é, sim, segura para pessoas com 12 anos ou mais. Inclusive, diversos países estão vacinando seus adolescentes e crianças, como os EUA, a França e a Alemanha. Em nota, a OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou que a vacina da Pfizer/BionTech é segura para pessoas com 12 anos ou mais e que jovens dentro dessa faixa etária e com alto risco (que têm comorbidades) devem receber a vacina junto com os outros grupos prioritários.

A OMS também esclarece que a prioridade deve ser o público mais velho, com doenças crônicas e os profissionais de saúde, pois "as crianças tendem a ter uma doença mais branda em relação aos adultos". Por fim, o órgão também afirma que mais evidências sobre outras vacinas neste público são necessárias para fazer recomendações gerais.