Corpo de Bombeiros registra mais de 30 focos de incêndio no último mês em Floriano

04/07/2018 10h02

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O Corpo de Bombeiros de Floriano registrou, no período de 1° de junho a 03 de julho, 36 focos de incêndio.

De acordo com o Bombeiro Militar Cabo George, as chamas em terrenos baldios representam 25 das 36 chamadas para a unidade de Floriano, por oferecer risco de atingir residências próximas. Os outros 11 casos foram de focos de incêndios em matas.

Essas queimadas, além de causar prejuízos, também prejudicam a saúde das pessoas em volta, já que a fumaça resultante do incêndio pode trazer problemas respiratórios em crianças e adultos, especialmente nessa época sem chuvas.

Imagem: FlorianoNewsCorpo de Bombeiros registra mais de 30 focos de incêndio no último mês em Floriano(Imagem:FlorianoNews)

Segundo o Corpo de Bombeiros, os focos de incêndio são dependentes de dois fatores: Combustíveis secos e baixa umidade do ar. Com a falta de chuvas e as altas temperaturas, grande parte da vegetação secou, o que aumenta o risco de incêndios florestais e deixam sua propagação muito rápida, dificultando as ações de contenção do fogo.

Como evitar incêndios em matas e terrenos baldios:
  1. Não jogue bituca de cigarro aceso nas margens de rodovias;
  2. Não queime lixo doméstico ou faça queimadas para limpar o terreno;
  3. Não coloque fogo nas pastagens e lavouras;
  4. Não faça fogueiras. Caso tenha local adequado para fogueira, limpe a área e certifique-se que ao sair não restaram brasas;
  5. Ao avistar um foco de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.