Coordenadora Estadual de Doenças Transmissíveis ministra Treinamento de TDO

31/08/2011 11h50

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorinoNewsTreinamento de TDO(Imagem:FlorinoNews)Treinamento de TDO

Foi realizado no Auditório da UESPI, nesta terça-feira (30), um Treinamento de TDO, Tuberculose, (Programa de Controle da Tuberculose) ministrado pela Srª Karina Amorim (Coordenadora Estadual de Doenças Transmissíveis) com os profissionais de saúde.

Imagem: FlorianoNewsTreinamento de TDO(Imagem:FlorianoNews)Treinamento de TDO

O motivo desse treinamento é que a Secretaria do Estado da Saúde está implantando para todas as equipes das estratégias de saúde da família esse tratamento de tuberculose, diretamente observado que é de competência e responsabilidade dos enfermeiros. Esse TDO está sendo implantado em todo o estado.
Imagem: FlorianoNewsTreinamento de TDO(Imagem:FlorianoNews)Treinamento de TDO

Em entrevista com Srª Karina Amorim a mesma informou que “a participação dos enfermeiros no treinamento esta muito boa, que todos os municípios estão participando e a Secretaria de Saúde do Estado forneceu todo o material necessário para a capacitação desses profissionais”.

A tuberculose se dissemina através de aerossóis no ar que são expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram, falam ou cantam. Contactos próximos (pessoas que tem contato freqüente) têm alto risco de se infectarem. A transmissão ocorre somente a partir de pessoas com tuberculose infecciosa activa (e não de quem tem a doença latente).A probabilidade da transmissão depende do grau de infecção da pessoa com tuberculose e da quantidade expelida, forma e duração da exposição ao bacilo, e a virulência.