Conheça os políticos que não foram eleitos, mas tomaram posse hoje

03/02/2011 15h44


Fonte Portal AZ

Eles não estavam entre os favoritos do povo. Os votos que obtiveram em outubro do ano passado não foram suficientes para elegê-los. E mesmo assim, sete desses políticos assumirão mandatos no parlamento estadual. Alguns os piauienses já conhecem; outros, serão conhecidos a partir de agora.

Durante a sessão desta quinta-feira (03), cinco deles tomaram posse na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Os demais deverão ser confirmados até a próxima semana. Assim, dentro de alguns dias, João Mádison e Mauro Tapety, do PMDB, aos petistas Flora Izabel e João de Deus, Antônio Uchôa (PDT) e aos novatos Tadeu Maia Filho (PSB) e Pastor Gessivaldo (PRB) estarão em plena atuação na Casa.
Imagem: Portal AZAssumiram sem ser eleitor(Imagem:Portal AZ)Assumiram sem ser eleitor


Os suplentes terão a missão de substituir os titulares das vagas, que pediram licença da Alepi para assumir cargos de confiança no primeiro escalão do governo Wilson Martins.
Conforme foi anunciado no início do ano, a deputada Lílian Martins (PSB) assumirá a Saúde, Robert Rios (PSB) a Segurança Pública, a Secretaria de Governo será comandada por Wilson Brandão (PSB) e o peemedebista Warton Santos cuidará do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico. Já os petistas Merlong Solano e Henrique Rebêlo irão para Cidades e Justiça, respectivamente, e Ubiraci Carvalho (PDT) para a Defesa Civil.

Mesmo afastados, esses parlamentares vão gerar despesas para a Casa. Pelas regras atuais, os deputados licenciados para assumir cargo de confiança podem escolher entre os salários de secretário e de deputado. Como o segundo é maior – R$ 20 mil –, todos optam por ele. Assim, a Assembleia deu posse a 30 parlamentares, mas pagará salário a 37. A folha mensal será de aproximadamente R$ 740 mil.