Colégio Técnico de Floriano promove III Workshop de Apicultura em parceria com GTA

18/05/2023 08h05

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsColégio Técnico de Floriano promove III Workshop de Apicultura em parceria com GTA.(Imagem:FlorianoNews)Colégio Técnico de Floriano promove III Workshop de Apicultura em parceria com GTA.

O Colégio Técnico de Floriano (CTF), vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou o III Workshop de Apicultura no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O evento teve como objetivo principal comemorar os 15 anos de existência do Grupo de Estudo e Trabalho com Abelhas (GTA), além de promover a disseminação de conhecimentos e compartilhar experiências sobre a prática apícola e a importância das abelhas para o meio ambiente.

O workshop reuniu apicultores, estudantes, pesquisadores e demais interessados no universo das abelhas, que participaram ativamente das palestras e mesas-redondas. Com a terceira edição do evento, a intenção foi fortalecer o setor apícola, incentivar a adoção de boas práticas de manejo e conscientizar a sociedade sobre a importância das abelhas para a sustentabilidade e a biodiversidade.
Imagem: FlorianoNewsColégio Técnico de Floriano promove III Workshop de Apicultura em parceria com GTA.(Imagem:FlorianoNews)

A programação do III Workshop de Apicultura contemplou quatro palestras ministradas por especialistas na área. O professor de Zootecnia do Campus de Teresina, Darcet Costa Souza, abordou o tema "Produção e Manejo de Rainha no Semiárido". Em seguida, a professora Juliana Bendini, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo de Picos (LEDOC/CSHNB), ministrou a palestra "A participação da mulher na Apicultura: da invisibilidade à resistência".

Outra palestra de destaque foi "Empreendendo na Apicultura", apresentada pela Técnica em Apicultura e Engenheira Agrônoma Catiana da Conceição Vieira Melquíades. O professor de Zootecnia do Campus de Bom Jesus, Sinevaldo Gonçalves de Moura, encerrou as apresentações com a palestra "A importância das boas práticas apícolas para a qualidade do mel".
Imagem: FlorianoNewsColégio Técnico de Floriano promove III Workshop de Apicultura em parceria com GTA.(Imagem:FlorianoNews)

Além das palestras, o evento contou com duas mesas-redondas que abordaram tópicos relevantes para o setor apícola. A primeira mesa-redonda tratou da remoção de enxames pelo GTA, contando com a participação dos Técnicos Agropecuários Daniel Freitas Ferreira de Sousa e Jairon Alves Dos Santos. A segunda mesa-redonda abordou o Projeto Jovem Empreendedor Rural, com a participação do Técnico Agropecuário Gênio Soares da Costa.

O III Workshop de Apicultura foi um sucesso, promovendo a troca de conhecimentos, incentivando práticas sustentáveis e evidenciando o papel crucial das abelhas para o equilíbrio do ecossistema. O evento reforçou o compromisso do Colégio Técnico de Floriano e do GTA com a promoção da apicultura responsável e consciente, além de fomentar o empreendedorismo e a participação feminina nesse setor.

 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook