Centro de Referência de Floriano passa a fazer teste mais rápido e efetivo de Covid-19

02/10/2020 14h58


Fonte Florianoweb.com

O Centro de Referência para Síndromes Gripais de Floriano passa a partir desta quinta-feira (1º/10) a oferecer o teste RT-PCR, tido como um exame de excelente padrão para identificar o coronavírus e confirmar a covid-19.

Para Kivia Resende, Diretora Clínica do Centro, o teste busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase e pode ser feito logo no incio dos sintomas.
Imagem: DivulgaçãoCentro de Referência de Floriano passa a fazer teste mais rápido e efetivo de Covid-19.(Imagem:Divulgação)

O médico Justino Moreira, médico do Centro de Referência e do Hospital Regional Tibério Nunes, as amostras são coletadas através de SWABS (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). O material é enviado para o Lacen - o Laboratório Central do Piaui.

O secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues disse a implementação deste teste vai ajudar signitivamente o combate à pandemia na cidade, pois dá oportunidade para se detectar com maior rapidez e eficiencia os infectados e, assim, fazer com que a fase de tratamento seja mais eficaz.

*Com informações da Sec. Mun. de Saúde  

Tópicos: sa?de, centro, teste