Casarão libanês histórico desaba na Rua São Pedro em Floriano

05/08/2020 10h15

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: ReproduçãoCasarão histórico de família desaba em Floriano, no Sul do Piauí.(Imagem:Reprodução)Casarão histórico de família libanesa desaba em Floriano.

A fachada de um antigo casarão libanês desabou durante a noite dessa terça-feira (4) no Centro de Floriano, que recebeu imigrantes árabes no início do século XX. O casarão tinha pelo menos 90 anos de existência e era considerado uma parte da memória histórica da cidade.

O desabamento aconteceu por volta das 22h40 e não deixou feridos. O prédio tinha rachaduras visíveis na fachada, o que motivou a Defesa Civil a interditar a rua São Pedro, onde ele ficava, e recomendar pessoas que moram vizinhas ao imóvel deixassem suas casas.
Imagem: ReproduçãoCasarão libanês no Piauí antes do desabamento na noite dessa terça-feira (4).(Imagem:Reprodução)Casarão libanês antes do desabamento na noite dessa terça-feira (4).

Os escombros danificaram um imóvel ao lado do casarão e a rede elétrica da rua. Segundo João Raimundo Santos, coordenador da Defesa Civil, parte do interior do casarão já havia caído e apenas a fachada ainda resistia.

Equipes da Prefeitura de Floriano foram ao local na manhã desta quarta-feira (5) para recolher os escombros. “É uma grande perda, por que o casarão faz parte da memória da cidade. Floriano ficou um pouco mais pobre”, lamentou o coordenador da Defesa Civil.
Imagem: ReproduçãoComo ficou e como era o casarão libanês que desabou em Floriano, no Sul do Piauí.(Imagem:Reprodução)Como ficou e como era o casarão libanês que desabou em Floriano.

O casarão pertence a descendentes de famílias libanesas que viveram em Floriano no início do século XX. Os atuais proprietários do imóvel, entretanto, não moram no Brasil, mas no Líbano.

Os familiares mais próximos não conseguiram contato com os donos e não têm autonomia para decidir sobre o imóvel. Mesmo assim, após o desabamento, contrataram um engenheiro para avaliar o que ainda pode ser recuperado.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: floriano, vistoria, im?vel