Cardiologista alerta sobre cuidados com o coração

29/08/2013 12h25

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O sedentarismo passou a ser comum na sociedade em decorrência das mudanças de hábitos de vida. A maioria das pessoas dispõe de métodos de locomoção e não praticam atividades físicas, diminuindo o gasto energético, além de terem uma alimentação industrializada, que contém excesso de sal e gordura, desencadeando doenças, como a obesidade, aumento do colesterol , diabetes e hipertensão.

Em entrevista a reportagem do Portal FlorianoNews, o médico cardiologista Dr. Manoel Emídio, alertou que as doenças cardiovasculares podem ser ricas em sintomas e na maioria das vezes serem silenciosas, sorrateiras, e passarem despercebidas.

De acordo com o médico, na região do município de Floriano a hipertensão arterial acomete mais de 35% da população, e têm como consequências doenças coronarianas, ou seja, uma epidemia de insuficiência cardíaca congestiva se somando com os quadros que vem de outras origens como a doença de chagas, entre outras.

“Com a chegada do tempo quente aumenta mais a prevalência de descompesações cardiovasculares, e a hipertensão elevada pode provocar alterações nos vasos sanguíneos e na musculatura do coração e podem ou não surgir em qualquer indivíduo”, afirmou o médico.

Imagem: FlorianoNewsDr. Manoel Emídio(Imagem:FlorianoNews)Dr. Manoel Emídio

A hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos.

A pressão considerada normal é a 12/8, quem eleva esse número deve receber tratamento adequado e acompanhamento médico, pois a hipertensão pode provocar danos perigosos à saúde do ser humano. É recomendado que todas as pessoas com mais de 30 anos façam pelo menos uma vez ao mês a medida da pressão.

O tratamento pode ser medicado ou associado em um estilo de vida mais saudável, evitando o sedentarismo e a obesidade e realizar atividades físicas acompanhada de uma alimentação saudável para fortalecer o coração.

“Na maioria das vezes quando constamos uma doença cardíaca fazemos o tratamento sintomático e a profilaxia do agravamento em todos os seus aspectos, porque nós conhecemos hoje vários mecanismos dessas doenças. Então, pra cada mecanismo há um medicamento, há uma providência e a maioria das doenças são controláveis, e muitas delas curáveis”, ressaltou o especialista.

Dr Manoel Emídio atende no Hospital Regional Tibério Nunes, na FUNASA a partir das 08h00 e em seu consultório localizado na Rua Raimundo Castro, 902, Centro de Floriano. Mais informações pelo telefone (89) 3521-1984.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano