Campanha de vacinação contra a poliomielite

18/06/2011 22h17

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A Secretaria de Estado de Saúde promove neste sábado a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em parceria com a secretaria municipal de Saúde de Floriano e o Ministério da Saúde (MS).

Os postos de saúde de todo o país funcionarão neste sábado (18/6) durante o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. Todas as crianças de zero a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas contra a paralisia infantil.

Mais de 250 profissionais estão hoje trabalhando na vacinação em 36 pontos e postos na cidade e, na zona rural de Floriano. A informação é do Secretario de Saúde Mauricio Bezerra e da Coordenadora de Imunização Thais Braglia. Onde falou da importância da vacina e do trabalho prestado a comunidade.

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil permanece ativo em outros países.

De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

Disseram que a campanha está ótima, desde o 13/06 que vem fazendo esse trabalho, e hoje o dia D, esperam cumprir a meta. Querem contar com a colaboração de todos, levando sua criança até um posto de vacinação mais próximo de sua casa, até porque irá até o dia 22 de junho