Campanha de vacinação contra a gripe é iniciada em Floriano

13/04/2022 15h40

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: DivulgaçãoCampanha de vacinação contra a gripe é iniciada em Floriano(Imagem:Divulgação)Campanha de vacinação contra a gripe é iniciada em Floriano

Teve início nesta terça-feira (12), a Campanha de Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Em Floriano, o público-alvo do imunizante nesta primeira fase, são os idosos com 60 anos ou mais e os profissionais de saúde.

O grupo prioritário, deverá fazer o agendamento com o agente comunitário de saúde da sua região ou comparecer às Unidades Básicas de Saúde, portando a seguinte documentação:
  • RG
  • CPF
  • Caderneta de vacinação
Principais dúvidas sobre a vacina

1 – Quem vai poder se vacinar contra a gripe em 2022?

Na primeira fase da campanha, que ocorre até o dia 30 de abril, serão vacinados os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e trabalhadores de saúde.

Já na segunda fase, que será realizada entre 2 de maio e 3 de junho, serão vacinadas pessoas de 14 grupos. Entre eles estão crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e professores, pessoas com comorbidade e com deficiência permanente, além de outros.

2 – Em que situações a vacina é contraindicada?

Se a pessoa estiver com algum sintoma gripal, recomenda-se que um médico seja consultado para avaliação e aguarde para ser vacinado até a melhora dos sintomas.

A vacina da gripe também é contraindicada para crianças menores de 6 meses e para pessoas que tiveram reação alérgica grave quando tomaram a vacina da gripe anteriormente.

A vacina também é contraindicada para pessoas alérgicas aos componentes do imunizante.

3 – Por que é preciso tomar a vacina da gripe todo ano?

A vacinação anual contra a gripe é fundamental por conta da variação dos subtipos de influenza circulantes no Brasil, que mudam todo ano.

Todos os anos, a composição da vacina é atualizada. A vacina aplicada na Campanha de 2022, por exemplo, confere proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

4 – Quantas doses foram adquiridas e qual é a expectativa de vacinação?

Para a vacinação contra a gripe, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, adquiriu 80 milhões de doses.

5 – A nova vacina da gripe já está atualizada com a nova cepa H3N2?

Sim. A vacina é trivalente e protege contra os três tipos de vírus que mais circularam em 2021: H3N2, H1N1 e Influenza B.

* Com informações: Ministério da Saúde

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: gripe, vacina??o, p?blico