Campanha de doação de sangue é realizada pelo Hemocentro de Floriano

02/10/2015 11h58

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


 A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI), em Floriano, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Lojas Maçônicas dos municípios de Floriano e Francisco Ayres, está realizando uma campanha para estimular a doação de sangue.

As doações acontecem na sede do Hemocentro, próximo ao Hospital Regional Tibério Nunes, e podem ser realizadas das 08h00 às 18h00.

“Graças a Deus já tivemos muitas doações, e convocamos doadores, pois precisamos de sangue todos os dias. Essa parceria com a Maçonaria é muito importante, e nós agradecemos pela confiança, pois sem eles nós não funcionamos”, disse Elyomara Carvalho, Coordenadora do Hemocentro de Floriano.

Imagem: FlorianoNewsElyomara Carvalho(Imagem:FlorianoNews)Elyomara Carvalho

Para doar é preciso estar bem de saúde, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 59 anos de idade e levar um documento com foto. Os menores de 18 anos precisam ir acompanhados dos pais, que devem levar documentação. No hemocentro, um cadastro e o exame de hemoglobina são realizados, além da triagem médica.

Importância de doar sangue

A doação de sangue é uma atitude importante para auxiliar no tratamento de alguns pacientes e em casos de acidentes que demandam transfusão. Em alguns casos, o paciente não pode doar temporariamente, quando, por exemplo, está em uso de medicamentos, está com alguma infecção ou tomou uma vacina recentemente.

Alguns cuidados antes e após a doação são necessários. Antes da doação é recomendado que o doador não fume por algumas horas, não beba 24h antes de doar e alimentar-se de forma leve e saudável. Após a doação, o doador deve se hidratar, não dirigir moto, nem realizar atividades de risco, fazer uma dieta leve, não beber e nem fumar.