Campanha "Covid mata e a Dengue também" terá início na próxima segunda (14)

11/06/2021 14h27


Fonte Secom

Imagem: SecomCampanha

A Secretaria de Saúde de Floriano, através da Coordenação de Vigilância em Saúde, reuniu na manhã de quinta-feira (10), todos os agentes comunitários de endemias do município. Na pauta, a discussão de estratégias para o combate a dengue em Floriano que se junta ao mutirão Floriano Limpa.

Segundo dados da Direção de Epidemiologia, de janeiro a junho deste ano já foram notificados mais de 14 casos suspeitos de dengue no município e oito casos confirmados. O número deixa as autoridades de saúde em alerta. O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, solicitou que fosse formada uma força tarefa para o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela Dengue, Zika e Chikungunya.

“Toda a equipe de agentes de endemias está imunizada contra a Covid-19 e agora temos um novo momento da pandemia. Não podemos baixar a guarda para o mosquito enquanto temos uma pandemia em curso”, disse.

Segundo Brunna Carvalho, Coordenadora de Vigilância em Saúde, na segunda-feira (14), será dada a abertura da Campanha “Covid mata e a Dengue Também”, com o objetivo de conscientizar a população de que ações simples fazem toda a diferença. Ação integrada acontece junto com as equipes de limpeza pública que já estão atuando com várias frentes de trabalho. Na segunda, o prefeito Joel rodrigues acompanhará de perto o trabalho das equipes.

“Outra ação que vamos desenvolver é o retorno carro fumacê. Mesmo com a recomendação do ministério da saúde que para a utilização desse tipo de combate precisaria de um número mais elevado de caso, nós resolvemos prevenir nossa população antes”, disse.

Mosquito Aedes aegypt

Apesar de muito parecido com o pernilongo, ele possui algumas características que ajudam a ser diferenciado dos outros mosquitos. Além das suas listras brancas e pretas, o mosquito tem alguns hábitos que ajudam identificá-lo.

O mosquito da dengue, além de silencioso:

- Costuma picar durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã ou fim da tarde;
- Pica, principalmente, nas pernas, tornozelos ou pés e a sua picada, geralmente, não dói nem coça;
- Tem voo rasteiro, com no máximo 1 metro de distância do solo.
- Além disso, o Aedes aegypti é mais comum no verão, sendo recomendado utilizar repelentes, usar inseticida na casa ou colocar redes mosquiteiras nas portas e janelas. Uma forma natural de afastar o mosquito é acender velas de citronela dentro de casa.

Transmissão

O mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya também é o principal responsável pela transmissão da febre amarela, por isso, é importante combatê-lo, evitando o acúmulo de água parada em recipientes como copos, pneus, tampinhas de garrafa ou vasos de plantas. Saiba mais sobre a transmissão da dengue.

Como combater o Aedes aegypti

Para combater o mosquito da dengue é importante evitar a existência de locais ou objetos, como tampas, pneus, vasos ou garrafas, que possam acumular água parada, facilitando o desenvolvimento do mosquito. Por isso é aconselhado:

- Manter a caixa de água fechada com a tampa;
- Limpar as calhas, removendo as folhas, galhos e outros objetos que possam impedir a passagem da água;
- Não deixar acumular água da chuva sobre a laje;
- Lavar semanalmente tanques utilizados para armazenar água com escova e sabão;
- Manter os tonéis e barris de água bem tampados;
- Encher os pratinhos dos vasos com areia;
- Lavar 1 vez por semana os vasos com plantas aquáticas, usando escova e sabão;
- Guardar as garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Entregar os pneus velhos no serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água e abrigados da chuva;
- Colocar o lixo em sacos fechados e fechar bem a lixeira.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: dengue, combate, mosquito