Câmara Municipal homenageia cientista florianense com o diploma do Mérito Legislativo
19/08/2025 11h33Fonte Câmara Municipal de Floriano
Imagem: CMF
Câmara Municipal homenageia cientista florianense com o diploma do Mérito Legislativo.

A sessão de abertura da segunda quinzena de agosto na Câmara Municipal, nessa segunda-feira, 18, foi marcada por uma importante homenagem concedida pelo Poder Legislativo a um cientista genuinamente florianense: o prof. Dr. José Joaquim de Moura Ramos recebeu do parlamento municipal o diploma de Mérito Legislativo pelos relevantes serviços prestados à sociedade, especialmente na área de computação aplicada à saúde.
A homenagem foi proposta e entregue pelo vereador Edvaldo Araújo, e subscrita por todos os pares. “É uma alegria muito grande nós concedermos essa homenagem. Queremos reverenciar o conhecimento desse cientista florianense. É um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à nossa comunidade e porque não dizer à humanidade, colocando a Inteligência Artificial a serviço da vida através desse projeto de diagnóstico da retinopatia diabética que vai gerar resultados em benefício da coletividade”, ressaltou Edvaldo.
Fazendo uso da Tribuna Livre, o homenageado, prof. Dr. Joaquim de Moura falou sobre o projeto que é financiado pelo CNPq, em parceria com o IFPI de Floriano, voltado inteiramente para Floriano e que envolve diferentes pesquisadores multidisciplinares, com o objetivo de desenvolver um sistema tecnológico com imagem de alta resolução com o uso de Inteligência Artificial que permita o diagnóstico precoce da retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira.
“Como cientistas, precisamos desenvolver tecnologias para ajudar a diagnosticar de forma precoce essa doença. Nossa proposta é levar Retinógrafos Portáteis a áreas mais remotas permitindo a inclusão, o acesso a prova do funcho do olho a pacientes que não podem se locomover, permitindo o diagnóstico antecipado e o tratamento adequado”, explicou o cientista.
Imagem: CMF

Biografia curricular do Professor Doutor José Joaquim de Moura Ramos
Joaquim de Moura é um cientista da computação e pesquisador com ampla experiência e um sólido histórico acadêmico e profissional. Ele obteve seu Mestrado em Ciência da Computação em 2016, recebendo o primeiro lugar no prêmio de melhor projeto de Mestrado pelo Colégio Profissional de Engenharia da Computação da Galícia (CPEIG). Em 2019, concluiu seu Doutorado em Ciência da Computação e Inteligência Artificial, graduando-se cum laude com Menção Internacional e o Prêmio Extraordinário de Doutorado (1º lugar em Ciência da Computação e Matemática) pela Universidade da Coruña. Em 2020, foi reconhecido pela Real Academia Galega de Ciências (RAGC) por suas contribuições no combate à COVID-19.
De Moura publicou 151 artigos revisados por pares, incluindo 46 artigos em periódicos (93,47% em JCR Q1/Q2), 83 artigos em conferências (42 internacionais, 88,35% indexados no GGS/CORE), 3 livros como editor e 19 capítulos de livros, onde desempenhou papéis-chave de autoria.
Atualmente, ele é Professor na Universidade da Coruña e membro do renomado grupo VARPA, afiliado ao Instituto de Pesquisa Biomédica da Coruña (INIBIC, Instituto de Pesquisa em Saúde credenciado pelo ISCIII). O grupo VARPA foi premiado como o melhor grupo de pesquisa da Galícia em 2020 e reconhecido pelo Clúster de Saúde da Galícia no VII Fórum RIES 2022. Ele recebeu diversas bolsas de pesquisa competitivas, incluindo 2 bolsas de pós-doutorado da Xunta de Galicia (ED481B 2021/059) e do CITIC (2020/CP/015), além de uma bolsa de doutorado do CITIC (2017/CP/054). Sua pesquisa resultou em colaborações internacionais como pesquisador visitante no INESC-TEC (Portugal) e na Universidade de Amsterdã (Holanda), bem como professor visitante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Floriano-Brasil).
É o Investigador Principal de uma rede internacional de colaboração em IA para Diagnóstico de Retinopatia Diabética em Áreas Remotas usando Retinógrafos Portáteis, financiada pelo CNPq/MCTI/FNDCT Nº22/2024 (Ref. 444625/2024-0).
Imagem: CMF
O Prof. Dr. Joaquim de Moura é o investigador principal de uma rede internacional de colaboração para diagnóstico de Retinopatia Diabética.

De Moura contribuiu ativamente em 22 projetos de pesquisa competitivos em níveis regional, nacional e internacional, incluindo 5 projetos internacionais, 12 nacionais e 7 regionais. Além disso, colaborou em 16 contratos de P&D com entidades públicas e privadas, resultando em 16 softwares registrados derivados de atividades de transferência de tecnologia. Ele atua como revisor de periódicos científicos de alto impacto e como membro de comitês de programas de conferências internacionais de prestígio. Além disso, foi reconhecido pela qualidade de suas apresentações científicas, recebendo prêmios por melhores comunicações em conferências renomadas.
Além de suas contribuições em pesquisa, ele também atua como avaliador de projetos de pesquisa internacionais, tendo participado na avaliação de projetos científicos para organizações na Polônia, Equador e Suíça. Seus principais interesses de pesquisa incluem inteligência artificial, visão computacional, processamento de imagens, aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões e análise de imagens biomédicas, com ênfase especial em aplicações clínicas e transferência de tecnologia na área da saúde e oftalmologia.
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews