Câmara Municipal de Floriano se prepara para adequações do eSocial e prioriza Segurança do Trabalho

12/05/2023 10h44

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Reprodução/InstagramCâmara Municipal de Floriano se prepara para adequações do eSocial e prioriza Segurança do Trabalho.(Imagem:Reprodução/Instagram)Câmara Municipal de Floriano se prepara para adequações do eSocial e prioriza Segurança do Trabalho.

O presidente da Câmara Municipal de Floriano, vereador Joab Curvina, esteve em uma reunião na manhã dessa quinta-feira (11), para tratar sobre as informações relacionadas ao eSocial e a Saúde e Segurança do Trabalho (SST). O encontro contou com a presença do médico especialista em Segurança do Trabalho, Dr. Raimundo Leal, e do contador Lucas, representando a assessoria contábil da CMF.
 
Uma das pautas discutidas durante a reunião foi a exigência do governo federal em relação ao eSocial, que passou a ser obrigatório a partir de 2023 para os órgãos públicos, incluindo a Câmara Municipal de Floriano. O prazo inicialmente facultativo para o registro das informações de SST no sistema se encerra em junho, tornando-se obrigatório a partir de julho deste ano.
 
O eSocial é um sistema eletrônico que visa unificar e simplificar a prestação de informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias das empresas e instituições. A implantação desse sistema foi dividida em quatro grupos, de acordo com o tipo e faturamento das instituições. No entanto, a partir de 2023, todas as organizações, incluindo os órgãos públicos, terão a obrigatoriedade de enviar os eventos relacionados à SST de forma digital, sob pena de multas para aquelas que não se adequarem.
 
Durante a reunião, o presidente Joab Curvina ressaltou a importância de se adequar à nova legislação e manter as contas da Câmara Municipal de Floriano organizadas. Ele destacou o compromisso em garantir um ambiente de trabalho salubre e propício para os servidores do órgão.

"Estamos nos organizando para cumprir a nova legislação e manter as contas da CMF, organizadas garantindo aos nossos servidores um ambiente salubre e propício ao trabalho", disse Joab.
 
Com essa reunião e o compromisso em se adequar às novas responsabilidades impostas pelo eSocial, a Câmara Municipal de Floriano demonstra o seu comprometimento com a transparência, o cumprimento das obrigações legais e a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus colaboradores.

 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: trabalho, floriano, c?mara