Blitz educativa alerta para a prevenção de ISTs no Carnaval

28/02/2019 07h50


Fonte SECOM

Na manhã da última quarta-feira (27), a Secretaria de Saúde de Floriano, em parceria com a Coordenação de Saúde Bucal e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou uma Operação Carnaval, por meio de blitz educativas com o objetivo de orientar e prevenir a propagação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) neste período de carnaval.

Anualmente, ações como essa são realizadas para dar uma atenção especial às principais infecções contraídas neste período de folia. Dentre elas, ressalta-se a Mononucleose infecciosa, também conhecida como doença do beijo por ser transmitida através da saliva.

"A doença atinge principalmente pessoas entre 15 e 25 anos e tem como principais sintomas febre alta, dor, inflamação e placas esbranquiçadas na garganta", disse a coordenadora de Saúde Bucal, Natasha Kalu.

Imagem: SECOMBlitz educativas alertam para a prevenção de ISTs no Carnaval(Imagem:SECOM)

A operação também alerta para o contágio de infecções como Hepatite B e C, Sífilis e o vírus HIV, causador da AIDS; que apesar de conhecidas ainda assolam a população. As blitz foram realizadas por acadêmicos da FAESF em vários pontos estratégicos da cidade: Mercado Central, Praça Dr. Sebastião Martins e Avenida Dirceu Arcoverde (Trevo) com a distribuição de preservativos e panfletos informativos para a população.

"Esta é uma operação que deu certo no passado, e estamos repetindo", finalizou a secretaria de Saúde, Thais Braglia.

Imagem: SECOMBlitz educativas alertam para a prevenção de ISTs no Carnaval.(Imagem:SECOM)

Tópicos: floriano, saúde, blitz