Baixo estoque de sangue dos tipos A e O negativos deixa Hemocentro de Floriano em alerta

07/10/2022 09h52

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O Hemocentro de Floriano iniciou o mês de outubro com uma queda no estoque de sangue tipos A e O negativos. Para reverter esse cenário, a Coordenadora do Hemocentro de Floriano, Elyomara Elaine Feitosa, convida a população para procurar a unidade para realizar uma doação sangue.

“Quero chamar, convocar as pessoas que venham ao hemocentro, façam suas doações, porque os pedidos aumentam a cada dia e estamos com muita dificuldade, principalmente com os tipos negativos. O - é o sangue de urgência e emergência, e nós não temos no estoque. Então a gente pede às pessoas que são também do tipo negativo que venham ao hemocentro e façam suas doações”,
solicitou a Coordenadora.
Imagem: FlorianoNewsHemocentro de Floriano volta a tender em horário integral(Imagem:FlorianoNews)

Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado às mulheres na prevenção do câncer de mama ,o Hemocentro também faz um convite especial para estimular a população a doar sangue para os pacientes oncológicos que apresentam grande demanda de sangue por conta de seus tratamentos.

“Atendemos muitos pacientes que têm câncer e por isso temos essa necessidade de cada dia ter mais pessoas fazendo as suas doações, porque se a gente não tiver, a gente não consegue atender os pacientes que estão em clínicas e hospitais de Floriano e também de cidades vizinhas”, disse.
Imagem: Arquivo/FlorianoNewsElyomara Elayne Feitosa(Imagem:FlorianoNews)Elyomara Elayne Feitosa

Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. É devido a isso que o Hemocentro de Floriano convoca voluntários para diminuir o desabastecimento da unidade.

“Que as pessoas se coloquem no lugar de quem está em um leito de hospital ou clínica precisando de uma transfusão de sangue e a gente não tem o sangue em estoque. Qualquer um de nós, a qualquer momento pode precisar de uma transfusão de sangue, então pedimos que as pessoas venham e nos ajudem, porque sem o doador voluntário a gente não consegue salvar vidas”,
finalizou Elyomara
Imagem: Arquivo/FlorianoNewsEstudantes do CEEP realizam doação de sangue no Hemocentro.(Imagem:FlorianoNews) Hemocentro de Floriano

Em Floriano, o funcionamento do Hemocentro é de segunda a sexta-feira, 07:30 às 18:00h, na Rua João Dantas, próximo ao Hospital Regional Tibério Nunes. Para maiores informações, o doador pode entrar em contato através do telefone (89) 3522-2020.

Para fazer uma doação de sangue, é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos é necessária autorização dos pais ou responsáveis.

Para quem tem acima de 60 anos, é necessário já ter realizado uma doação anteriormente. Quem tomou a vacina da febre amarela ou sarampo deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.



Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: sangue, hemocentro, pessoas