Audiência Pública debate Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

08/12/2021 14h28


Fonte SECOM

Imagem: SECOMAudiência Pública debate Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos SólidosAudiência Pública debate Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos(Imagem:SECOM)Audiência Pública debate Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos SólidosAudiência Pública debate Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Na manhã desta quarta-feira, 8, o município de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de MeioAmbiente e Recursos Naturais (SEMAN), realizou no auditório da Secretaria de Educação, uma audiência pública para debater o planejamento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Estiveram presentes Haila Oka, secretária de Meio Ambiente, Marcony Alysson, secretário de Infraestrutura, vereador professor Magno Weverson, Rodrigo Castelo Branco, representante da OAB, empresários e demais autoridades. O objetivo é buscar o atendimento das diretrizes da Lei N° 12.305/2010 – PNRS, viabilizando a abrangência e melhoria a qualidade dos serviços, assim como a redução dos custos.

Foram apresentados os procedimentos metodológicos, conceitos, estrutura do PMGIRS, metas e ações para o Serviço Público de Limpeza Urbana e de Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos (resíduos orgânicos, recicláveis e rejeitos), Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), Resíduos da Construção Civil (RCC), Resíduos Volumosos, Resíduos dos Serviços Públicos de Saneamento Básico, Resíduos Agrossilvo Pastoris, Resíduos Industriais, Resíduos da Logística Reversa, e, por fim, Programas de Educação Ambiental, de Capacitação Técnica voltados para a inicialização da elaboração do Plano e foram abertas 3 rodadas de perguntas, respondidas pelos presentes.

O Plano previsto na política nacional de resíduos sólidos, debateu as diretrizes para implementação de políticas tanto no Estado, municípios e instituições públicas e privadas. A diretriz do Plano Municipal é baseada em um planejamento para que o município possa se organizar à respeito do gerenciamento de resíduos produzidos dentro do município. Esse plano parte de ações que preveem a não geração, a redução e reutilização, coleta, reciclagem e a disposição final.

Atualmente, o município coleta aproximadamente 2.600 toneladas de resíduos por mês, segundo Haila Oka. "É de suma importância que estejamos trabalhando dentro deste plano para que possamos gerenciar com mais eficiência os resíduos gerado no município, e cabe destacar que esse plano não aborda somente a questão de resíduos urbanos, limpeza pública, mas sim serviços de saúde, construção civil, entre outros", disse.

Segundo Haila, esse é o primeiro passo para dar ciência a população de que a Secretria de Meio Ambiente iniciou esse processo de elaboração, buscando mudanças de hábitos e culturais com a participação de toda a população.

Tópicos: plano, servi?os, res?duos