Associação de Quadrilhas Juninas de Floriano dão ponta pé para as atividades de 2017

18/11/2016 13h40


Fonte ASCOM

Imagem: ASCOMAssociação de Quadrilhas Juninas de Floriano dão ponta pé para as atividades de 2017.(Imagem:ASCOM)

Aconteceu esta semana no Espaço Cultural Maria Bonita a assembleia da Associação das Quadrilhas Juninas de Floriano (ASQUAJUF) com os donos de quadrilha de Floriano, a associação que a agora tem como presidente a produtora cultural Annysia Carvalho que já exerceu a função de tesoureira na Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas (FEPIQ) e é uma das idealizadoras do Festival Nordestino de Quadrilhas de Floriano.

Na assembleia foi abordado as dificuldades em se manter as quadrilhas em Floriano, apresentações de 2016, filiações, e as atividades a serem realizadas no ano de 2017 como o I Simpósio Junino de Floriano que será um evento voltado para a promoção do movimento junino com capacitação de jurados, oficinas de dança, teatro, figurino, cenografia, elaboração de projetos, arranjo de cabeça, maquiagem, iluminação, capacitação em leis de incentivo para a auto sustentabilidade das juninas e palestras de sensibilização com quadrilheiros membros da UNEJ (União Nordestina das Entidades Juninas) e da CONFEBRAQ (Confederação Brasileira das Quadrilhas Juninas).

Outro evento a ser realizado pela ASQUAJUF é o Corso Junino que será um desfile das quadrilhas juninas de Floriano e região. A associação realizará um festival escolar em parceria com a Secretaria de Educação do município para incentivar os jovens e adolescente a conhecer e participar do movimento junino, pois as quadrilhas tem bastante dificuldades em completar suas juninas por falta de brincantes.

"No dia 26 será realizada outra assembleia para finalizar detalhes da posse da nova diretoria eleita neste ano. Toda a diretoria está empenhada em engrandecer o movimento junino da nossa cidade, valorizando não apenas festivais, mas ensinando valores tradicionais e a importância desse movimento para a nossa cidade, cultura essa que encanta milhões de pessoas", destaca a presidente Annysia Carvalho.