Associação Brincantes do Folclore Nordestino desenvolve projeto cultural na Bahia

24/06/2018 08h23


Fonte ASCOM

Imagem: DivulgaçãoAssociação Brincantes do Folclore Nordestino desenvolve projeto cultural na Bahia.(Imagem:Divulgação)

Seguindo o lema de levar cultura a diversas partes do Brasil, a Associação Brincantes do Folclore Nordestino esta desenvolvendo um projeto cultural no estado da Bahia, é o “Canta Luiz” que faz uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

“Esta sendo uma experiência fantástica. Esse projeto o Canta Luiz foi idealizado pela Associação Brincantes e tem como intuito maior manter viva as tradições nordestinas e a memória de Luiz Gonzaga, resgatando suas músicas e reascendendo no coração do nordestino a sua importância cultural,” disse Leonardo Carlos, coordenador do projeto.

Ousado, o projeto levará para 07 municípios da Bahia uma caravana completa com estrutura de palco, som e iluminação profissional para que os sanfoneiros e cantores da região possam fazer suas apresentações em praça ou espaços públicos.

Canta Luiz faz parte do projeto comemorativo de 10 anos da Associação Brincantes do Folclore Nordestino, “o projeto só esta sendo possível graças ao patrocínio da FERBASA da Bahia que descobriu nosso projeto na plataforma cultural e abraçou a ideia de fortalecer valores culturais do nordeste e manter viva a memória e o patrimônio imaterial de Luiz Gonzaga,” falou Daniel Benício, produtor geral.

“Queremos mostrar a saga desse cantor, desse artista que foi um lorde na sanfona, que popularizou o estilo alegre do nordestino. Luiz Gonzaga aprimorou a sanfona e eternizou a vida do povo nordestino em suas poesias e músicas,” disse Tâmara Borges, pres. Associação Brincantes

O foco do projeto é manter viva as tradições do nordeste, através das canções de Luiz Gonzaga, as musicas, as letras do rei do baião são patrimônios imateriais da cultura nordestina, “queremos valorizar o que o nordeste tem de melhor e manter viva a memória do Rei do Baião, para que as futuras gerações possam compreender a importância desse patrimônio imaterial,” completou Leonardo.

Neste fim de semana o projeto Canta Luiz vai estar nos seguintes municípios baianos:

Pojuca (BA) – 23/06 – Sábado
Entre Rios (BA) – 24/06 – Domingo
Andorinha (BA) – 25/06 – Segunda-feira
Campo Formoso (BA) – 26/06 – Terça-Feira


Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano