Assembleia do Sinte Regional Floriano avaliará proposta enviada pelo governo

15/02/2018 14h09

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsProfessora Léa Almeida, presidente do Sinte Regional de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Professora Léa Almeida, presidente do Sinte Regional de Floriano.

Na manhã desta sexta-feira (16), a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-PI), da Regional de Floriano, estará reunida com a categoria local para debater a proposta apresentada pelo governo, referente aos ofícios enviados ainda em novembro de 2017.

O encontro acontecerá a partir das 10h00, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Floriano (SEMDAS).

Segundo a entidade, a proposta encaminhada pelo Palácio do governo não condiz com a expectativa dos trabalhadores em educação e desagradou seus dirigentes. Mesmo assim, a proposta será levada para debate com a categoria em todas as regionais do estado.

Contraproposta enviada pelo governo:

• Para os professores Ativos:
Reajuste de 3,4% para os professores ativos em fevereiro retroativo a janeiro, em forma de auxílio alimentação;
Outra parcela do reajuste para professores será de 3,41% na folha de maio já no vencimento;
• Funcionários de escola
Receberão 3,14% em forma de auxílio alimentação, referente ao reajuste de 2017; a partir de maio será incorporado ao vencimento, de acordo a LRF.
Reajuste de 2018 vai depender da economia e da LRF;
• Aposentados
Não recebem auxílio alimentação; Reajuste só em Maio, quando o governo incorporar os 3,4% no vencimento. A segunda parcela de 3,41% deve sair no próximo quadrimestre, ou sejá por volta de outubro e até o final do ano.

No próximo dia 19 acontecerá uma assembleia geral na capital piauiense, onde os trabalhadores em educação irão se reunir, a partir das 8h00 no Clube do Sinte, para avaliar a proposta e deliberar sobre uma possível greve por tempo indeterminado.

Segundo a direção geral do Sinte-PI, esta proposta não contempla a pauta da categoria. O governo do estado afirma o reajuste para professores, administrativos e aposentados será condicionada à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).