Após casos de dengue e chikungunya, 10ª GRS inicia trabalho de bloqueio nos bairros de Floriano

06/04/2022 16h24

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNews10ª GRE em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)10ª GRE em Floriano.

Após a confirmação de casos de dengue e chikungunya em Floriano, a 10ª Gerência Regional de Saúde, dirigida pelo ex-vereaodor Maurício Bezerra, deu início ao trabalho de bloqueio do mosquito.

Nesta terça-feira (05), agentes de endemias percorreram bairros da cidade, utilizando borrifadores para conter a proliferação do mosquito transmissor das doenças, o Aedes Aegypti.

De acordo com Maurício, é necessário que as pessoas que estejam apresentando sintomas das endemias, procure imediatamente atendimento médico, para que o caso seja solucionado o mais rápido possível.

Além do trabalho de bloqueio realizado pelos órgãos de saúde, o coordenador apela para que a popualação colabore com as medidas preventivas.

"Quero reforçar o pedido à população, para que possam está removendo toda e qualquer água parada em suas residências para eliminarmos o mosquito", concluiu Maurício Bezerra, diretor da 10ª GRS.

Imagem: FlorianoNewsMaurício Bezerra, diretor da 10ª GRS(Imagem:FlorianoNews)Maurício Bezerra, diretor da 10ª GRS

Dicas de combate à dengue e chikungunya:

1. Atente-se aos vasos de plantas

Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.

2. Livre-se de objetos que acumulam água


Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.

3. Armazene garrafas da forma correta

Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.

4. Evite a contaminação de calhas e caixas-dágua

As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-dágua deve estar sempre bem tampada.

5. Higienize recipientes que armazenam água

Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.

6. Tenha cuidado com o lixo

Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.

7. Utilize proteção individual

As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.

Tópicos: mosquito, ?gua, maur?cio