Ambientalistas aventureiros descem o rio Parnaíba em uma jangada de Bambu

12/06/2015 13h31


Fonte Meio Norte

Ao longo de dois dias, os aventureiros percorreram 36 quilômetros em uma jangada construída com bambu, câmara de ar, saindo do povoado turístico Manga município de Barão de Grajaú-MA até o cais de Floriano-PI. Eles enfrentaram a mistura do sol forte e ventos contrários em todo o percurso para realizar o projeto “Expedição Origem do Marco Zero” a fim de conhecer comunidades ribeirinhas ao longo do rio, trabalho em equipe e incentivar a preservação local em especial a mata ciliar.

Imagem: DivulgaçãoAventureiros(Imagem:Divulgação)

Essa aventura foi o encontro de ambientalistas da equipe Desbravadores DEL de Dom Expedito Lopes e alguns membros dos Escoteiros de Colônia do Piauí, Picos e Floriano. No decorrer dessa atividade, os ambientalistas debateram sobre a criação de um movimento para a educação e movimentação ambiental, desenvolver ações que levem uma vida sustentável e saudável para comunidades de diferentes fontes de subsistências.

A equipe vai unir o útil ao agradável, vamos poder fazer atividades em vários municípios do Piauí, desenvolver educação ambiental, compromissos com a conservação, palestras, prática de esportes, aventuras e cursos. (Rapel, sobrevivência em diversos tipos de situações, reciclagem e aproveitamento...)

Essa primeira atividade recebeu o nome de Expedição Origem do Marco Zero, os aventureiros se encontraram na cidade de Floriano onde pegaram um ônibus e percorreram aproximadamente 57 km de Floriano até a Manga.

No primeiro dia a atividade foi a retirada dos bambus com autorização e manuseio ecologicamente correto; No segundo dia a atividade foi a construção e amarração da jangada, depois do almoço teve o momento de oração e partida da expedição no rio, o primeiro percurso foram 10 km de descida no velho Parnaíba, onde a equipe ancorou para acampar durante a noite e na manhã do terceiro dia embarcaram por mais 20 km, a uma velocidade aproximada entre 4 e 5 km/h.

O passeio foi tranquilo, houve somente um incidente no percurso, onde a correnteza ficou muito forte e para desviar de algumas pedras enormes a jangada perdeu o controle e bateu em uma árvore caída próximo a margem do rio, mas sem sofrer avarias graves, após esse acontecimento ainda descemos por mais 6 km até o fim do percurso.

Imagem: DivulgaçãoAmbientalistas aventureiros descem o rio Parnaíba em uma jangada de Bambu.(Imagem:Divulgação)

Ao longo da descida pelo rio Parnaíba até Floriano eles coletaram imagens que darão origem a um documentário. A bordo de uma jangada de apenas 3x4 metros de cumprimento, 11 aventureiros remaram pelo rio e contaram que eles viveram ema experiência única.

A expedição foi concluída no terceiro dia quando chegaram ao cais de Floriano depois de três dias, sendo um para construir a jangada e dois remando pelo rio.

O grande destaque da expedição foi a experiência de estar em contato com grandes belezas naturais da flora e fauna e o contato com a população ribeirinha.

Essa atividade foi uma forma agradável de curtir a descida do rio Parnaíba e chamar a atenção de todos para a equipe que está surgindo para fiscalizar e contribuir para melhorar os cuidados ambientais do nosso estado.

Imagem: DivulgaçãoAventureiros(Imagem:Divulgação)