Alunos do IComradio realizam aula de imersão aos estúdios da TV e Rádio Alvorada

11/11/2018 08h40


Fonte IComradio

No início da semana, os alunos do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realizado pelo IComradio participaram de uma aula de imersão aos estúdios da TV e Rádio Alvorada, afiliada Rede Globo em Floriano - PI. A visita faz parte das atividades do curso técnico em Rádio e TV que visa qualificar jovens em comunicação social para atuarem nas áreas de rádio, televisão, publicidade, assessoria de comunicação e monitoramento de mídias sociais.

Na oportunidade os alunos puderam conhecer as dependências da TV Alvorada, passando pelos setores de redação, estúdios, sala de edição, comercial dentre outros. Eles puderam ainda conversar com o diretor de jornalismo Marcos Cavalcante, em um papo descontraído onde as dúvidas dos alunos em relação ao funcionamento de uma TV foram sanadas.

Imagem: IComradioAlunos do IComradio realizam aula de imersão aos estúdios da TV e Rádio Alvorada em Floriano.(Imagem:IComradio)

Em cada setor visitado os alunos aproveitaram para tirar dúvidas e conhecer a rotina de vários profissionais, como repórteres, editores de imagens, apresentadores, cinegrafistas e produção. Os alunos também se mostraram bastantes interessados em conhecer as várias ferramentas usadas pelos profissionais em seu dia-a-dia, como câmeras, mesas de corte, transmissores etc.

Depois de conhecer a TV Alvorada e conversar com vários profissionais os alunos se dirigiram aos estúdios da Rádio Alvorada para aprofundar os seus conhecimentos também no setor de rádio. Os alunos puderam trocar experiências com o locutor Alan Carlos, um dos fundadores da Rádio Alvorada, conhecer o estúdio de rádio, e ver o funcionamento de um programa ao vivo.

Na aula de imersão os alunos foram acompanhados por Antônio Borges e Robson Borges, instrutores de rádio e TV respectivamente, além de vários profissionais da TV e Rádio Alvorada.

Imagem: IComradio Alunos do IComradio realizam aula de imersão aos estúdios da TV e Rádio Alvorada em Floriano.(Imagem:IComradio )

Para o aluno Arllei Muniz a aula de imersão foi bastante importante para conhecer a rotina dos profissionais de comunicação, além de tirar dúvidas sobre os vários aspectos de uma emissora, como funcionamento de equipamentos, procedimentos e rotinas de trabalho.

"A visita técnica a Rádio e TV Alvorada foi extremamente importante para que os alunos pudessem conhecer esse ambiente de trabalho, se familiarizando com os equipamentos e procedimentos com os quais os profissionais das áreas de rádio e TV estão envolvidos, como também para fazer perguntas sobre o tema e visualizar a teoria na prática”,
ressaltou Arllei.

Já para a aluna Aparecida Santana, que já atua profissionalmente na TV Alvorada, a aula de imersão foi muito satisfatória, pela oportunidade de poder compartilhar um pouco do seu conhecimento com os demais colegas de curso.

“Como profissional eu me senti à vontade em apresentar os departamentos da TV Alvorada e também da Rádio [...] foi interessante as dúvidas, as curiosidades, falar para eles como é que isso aqui funciona, como é que a gente faz tudo caber em um jornal de 15 minutos, como é que a gente corre atrás da notícia e transforma essa notícia em algo bem acessível para a comunidade. E como aluna do Instituto eu me senti maravilhada em poder compartilhar com os meus colegas a experiência que eu vivo no dia-a-dia [...] eu pude mostrar para eles como eu faço o trabalho na hora, e qual é o meu contato na hora de gravar o áudio da matéria, como é essa relação que eu tenho com o editor para que ele faça a matéria sair do jeito que eu imaginei [...],” concluiu Aparecida.

Para a realização do curso na cidade de Floriano, o IComradio e a Brücke Le Pont da Suíça contam com o apoio do Instituto Federal do Piauí – Campus Floriano, AFI – Associação Florianense de Imprensa e Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM).

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook