Alunos de Floriano vencem Prêmio Jovem Pesquisador

30/11/2019 09h00

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O trabalho “Aproveitamento da água dos ares condicionados de uma Instituição Pública de Ensino Técnico e Superior”, do Grupo de Pesquisa Turma de Robótica, Inovação e Pesquisa (TRIP) do Campus Floriano, foi premiado em 1º lugar no Prêmio Jovem Pesquisador Ensino Médio, durante o XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado entre os dias 24 e 28 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

O aluno Mateus dos Santos Correia e o servidor Uesllei Sousa Reis participam do evento representando a equipe de autores, composta ainda por Danyel Lima Matos Granzotti, , Lara Denise Alves de Vasconcelo, Isadora Rodrigues Rocha e Maria Lais Felix da Silva, professora e coordenadora do curso de eletromecânica.

O projeto foi idealizado em 2017 e executado em 2018, com recursos edital 101 PIBEX/2017 da Pró-reitoria de Extensão, e ainda segue em atividade. O objetivo foi desenvolver um sistema para captar a água proveniente dos aparelhos de ares-condicionados para ser utilizada para outros fins. Para isso, foi realizado um estudo de viabilidade do projeto, contemplando 18 máquinas interligadas por 8 drenos, além de duas saídas de água dos bebedouros. Como resultado, o sistema enche em 8 dias a caixa d´água de 3 mil litros utilizada como reservatório, e a água captada é aproveitada principalmente nos processos de limpeza, lavagem dos veículos e manutenção dos jardins.

“A elaboração desse projeto resultou em uma grande economia de água potável, além do surgimento de uma consciência ambiental coletiva por parte da equipe, dos que conheceram o projeto e da comunidade que frequenta o IFPI Campus Floriano”
, Mateus dos Santos Correia .

Imagem: DivulgaçãoAlunos de Floriano vencem Prêmio Jovem Pesquisador.(Imagem:Divulgação)

Com os bons resultados, outras instituições de Floriano passaram a implantar projetos semelhantes, com apoio técnico do Campus Floriano. É o caso da Unidade Estadual Bucar Neto e a Secretaria de Meio Ambiente do município.

O projeto já foi apresentado em diversos eventos nacionais, como a Semana de Produção Científica do Conecta IF em Brasília-DF (2018), o Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental – CONGEA em SP(2018) e XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação – CONNEPI em Fortaleza-CE (2018).

Também foi selecionado pela chamada pública da Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P do Ministério do Meio Ambiente, como uma das 20 melhores boas praticas do Brasil, a única do Piauí, na categoria uso racional da água.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano