Agricultores de Floriano aprendem a produzir Cajuína

30/09/2010 11h58

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: reproduçãoClique para ampliarCajuína(Imagem:reprodução)Cajuína
Teve inicio esta semana um curso de reaproveitamento do caju. O curso é ministrado pelos técnicos do Emater para os moradores da comunidade Porteiras, que fica a 15km de Floriano.

Cerca de 20 pessoas estão participando, nesse curso o tema é a fabricação de cajuína artesanal. O curso esta sendo realizado na casa comunitária Porteiras.

No curso eles aprendem como extrair a água do cajú e dar inicio a fabricação. Mas antes de tudo eles aprendem a trabalhar com a higiene. Antes de começar a produção é importante preservar a higiene do local onde vai ser realizado o processo, a limpeza dos recipientes usados e a uniformização de quem vai produzir a cajuína.

Imagem: reproduçãoClique para ampliarCaju(Imagem:reprodução)Caju
Mas ele não aprendem apenas a fazer a cajuína, no curso eles aprendem a reaproveitar a a polpa do cajú para o preparo de doces, bifes e outros pratos da culinária nordestina.

A proposta do Emater é qualificar os agricultores no reaproveitamento de tudo o que é produzido por eles, para que possam desempenhar novas técnicas de trabalho e assim, gerar renda para a família. O curso termina na próxima sexta-feira, dia 01 de Outubro.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook