Agespisa encerra atuação em Floriano e orienta população sobre pendências anteriores à transição

20/05/2025 15h52

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsCarlos Afonso, gerente regional da Agespisa de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Carlos Afonso, gerente regional da Agespisa em Floriano.

O gerente regional da Agespisa em Floriano, Carlos Afonso Rocha da Silva, conhecido como Carlão, concedeu entrevista ao Portal FlorianoNews nesta terça-feira (20) para esclarecer pontos importantes sobre a transição dos serviços de abastecimento e saneamento básico da cidade de Floriano, que agora passam a ser de responsabilidade da empresa Águas do Piauí, do grupo Aegea — mesma concessionária que administra os serviços em Teresina.

Segundo Carlão, a Agespisa encerrou oficialmente suas atividades no município de Floriano, sendo que qualquer demanda relacionada a contas antigas, com vencimento até abril de 2025, ainda deve ser tratada diretamente com a empresa estadual.

“Quem tiver contas em atraso, talões pendentes ou qualquer outra pendência com a Agespisa referente a períodos anteriores a maio, pode nos procurar aqui no prédio sede, localizado na Avenida Senador Dirceu Arcoverde. O atendimento segue normalmente para resolver essas situações”, explicou o gerente.

Nova gestão do sistema

Desde maio, a responsabilidade total do abastecimento de água e do sistema de esgotamento sanitário de Floriano é da empresa Águas do Piauí. Carlão ressaltou que, embora a concessionária privada esteja utilizando o mesmo prédio para atendimento ao público, todas as questões atuais devem ser encaminhadas diretamente à nova empresa.

“A gente quer agradecer à população de Floriano por todo o apoio e compreensão ao longo dos anos. Fizemos o possível, mesmo com muitas dificuldades, para manter a cidade abastecida com água de qualidade. Agora, é importante reforçar: qualquer problema com o abastecimento atual deve ser resolvido com a nova empresa”, destacou.

Continuidade da atuação regional
Imagem: FlorianoNewsAgespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A)(Imagem:FlorianoNews)Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A)

Apesar da saída de Floriano, Amarante e Uruçuí da cobertura da Agespisa, a empresa segue atuando em outras 23 cidades da região, incluindo as cidades de Nazaré, São Francisco, Arraial, Jerumenha, Guadalupe, Marcos Parente, Ribeiro Gonçalves, Baixo Grande do Ribeiro, entre outras.

“Nosso compromisso continua com essas cidades. Seguimos com uma equipe técnica ativa, com 24 funcionários, para garantir a manutenção do sistema e o abastecimento regular, até que todo o processo de transição seja concluído nessas cidades”, afirmou Carlão.

Com décadas de dedicação à empresa, Carlão também destacou sua trajetória na Agespisa e o papel do serviço público em garantir transparência e compromisso com a população.

“Tenho 44 anos de empresa, entrei ainda jovem. Somos servidores públicos e temos a obrigação de prestar esclarecimentos à população. Sempre buscamos fazer o melhor, mesmo diante de dificuldades estruturais. Agradeço à imprensa local pelo apoio constante e, principalmente, à população de Floriano”, finalizou.

Atendimento

O atendimento da Agespisa segue centralizado exclusivamente no prédio sede, uma vez que o posto no Espaço da Cidadania foi desativado. A orientação é que moradores de Floriano, Amarante e Uruçuí com débitos anteriores a maio de 2025 procurem a Agespisa. Já para novas solicitações, o contato deve ser feito com a Águas do Piauí.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: floriano, empresa, agespisa