Agentes flagram dois buracos e impedem fuga de 31 presos em Floriano

03/12/2015 17h13


Fonte G1 PI

Mais uma tentativa de fuga foi registrada na noite da quarta-feira (2), desta vez, na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, na localidade Vereda Grande, em Floriano. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, 31 presos do pavilhão C foram flagrados cavando túneis no banheiro e na cela da unidade.

"Os detentos utilizaram baldes para abafar o barulho da parede quebrando, mas durante uma vistoria os agentes penitenciários perceberam um som estranho e decidiram entrar na cela. O buraco estava bastante avançado e se nada fosse feito, teríamos uma fuga em massa", declarou.

De acordo com Kleiton Holanda, os detentos usaram pedaços de ferro que retiraram da própria estrutura do presídio. Os presos agora devem sofrer punições, como a proibição para receber visitas e banho de sol.

Imagem: SinpoljuspiPresos usaram ferros que foram retirados das paredes do presídio.(Imagem:Sinpoljuspi)Presos usaram ferros que foram retirados das paredes do presídio.

O Sinpoljuspi denuncia que a unidade antigamente servia como depósito de munição e foi improvisada para ser um presídio e as paredes que deveriam ser de concreto, são de alvenaria, o que para o sindicato, facilita as fugas. A penitenciária tem capacidade para 157 presos e atualmente abriga 300 pessoas.

Delfran Rodrigues, diretor da penitenciária, disse que os detentos que tentaram a fuga foram colocados na área de contenção da unidade prisional, para adoção de medidas de segurança e contagem. Equipe do Comando de Operações Prisionais, o COP, foi acionada para auxiliar os agentes.

De acordo com a Secretaria de Justiça do Piauí, as vistorias nas unidades penitenciárias têm sido intensificadas, juntamente com outras ações preventivas, sobretudo no período do final de ano. Em 2015, mais de 60 tentativas de fuga foram evitadas no sistema prisional do Piauí.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: presos, detentos, fuga