Ação marca dia "D" de combate à Violência e ao Trabalho Infantil

11/06/2021 07h00


Fonte SECOM

Imagem: SECOMAção marca dia Ação marca dia "D" de combate à Violência e ao Trabalho Infantil

A blitz educativa realizada na praça Dr. Sebastião Martins, nesta quinta-feira (10), foi uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social em alusão ao dia "D" de combate à Violência e ao Trabalho Infantil.

A ação teve início às 8h30 com a presença de uma equipe da assistência social, que direciona os programas que trabalham com Crianças e Adolescentes em Floriano. A secretária Rafaela Barros participou da ação, onde realizaram a entrega de panfletos buscando conscientizar a população sobre o tema.

A blitz educativa foi antecipada para a data de hoje (10), marcando o dia Nacional de Combate à Violência e ao Trabalho Infantil, comemorado no dia 12 de junho.

*Dados atuais*

De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, no período de 2011 a 2017 as ocorrências de violência sexual corresponderam a 31,5% contra crianças (58.037 notificações) e 45,0% contra adolescentes (83.068 notificações).

Crianças com idade entre 1 e 5 anos são as mais susceptíveis à violência. De acordo com os dados registrados, o abuso sexual ocorre na maioria das vezes com meninas. As agressões também são maiores com o gênero feminino e na adolescência, entre 10 e 14 anos, encontra-se grande parte dos casos.

*Denuncie*

Disque 100: denuncie e ajude a combater a violência contra crianças e adolescentes
No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

Vale destacar que as denúncias são anônimas e o serviço está no ar 24h, incluindo fins de semana e feriados. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), outra forma de comunicar a violência é entrar em contato com o Conselho Tutelar da sua cidade.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook