Acadêmicos de Engenharia Civil da FAESF promovem competição de ponte de palito de picolé

04/07/2019 14h32


Fonte FAESF

Os acadêmicos do bloco 5 e 8 do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF) participaram de uma competição com o professor Sávio Torres que consistia na confecção de rompimento de pontes feitas em palitos de picolé.

A avaliação compreende um protótipo de uma ponte, executado com palitos de picolé de madeira e ligados com cola, que deveria resistir a uma determinada carga crescente, para avaliação do seu desempenho estrutural, incentivando os estudantes para a análise do comportamento dos materiais sob a ação de carregamentos, além de estimular a criatividade e a busca de novas informações para o cálculo de estruturas do tipo Treliça.
Imagem: DivulgaçãoAcadêmicos de Engenharia Civil da FAESF promovem competição de pontes de palitos de picolé.(Imagem:Divulgação)

A carga inicial a ser aplicada seria de 20 kg no centro do vão (reservar no centro da ponte um vão livre para apoio do equipamento de aplicação da carga). Se após 30 segundos de ter aplicado a carga, a ponte não apresentar danos estruturais, seria considerado que a ponte passou no teste de carga mínima, estando habilitada para participar do teste da carga de colapso. Se a ponte passou no teste da carga mínima, as cargas posteriores serão aplicadas em incrementos definidos pela comissão.

Foi exigido um mínimo de 10 segundos entre cada aplicação de incremento de carga, considerando que a ponte atingiu o colapso se esta apresentar severos danos estruturais menos de 30 segundos após a aplicação do incremento de carga. A carga de colapso oficial da ponte seria a última carga que a ponte foi capaz de suportar durante um período de 10 segundos, sem que ocorressem severos danos estruturais.

O período foi finalizado com esta atividade, que foi completamente motivadora aos alunos do curso de Engenharia Civil, pois além de ser algo motivador, foi outra maneira dos alunos observarem a Engenharia na forma pratica.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: carga, ponte, engenharia