Abertura do Novembro Azul destaca conscientização e incentivo à saúde do homem
10/11/2022 09h36
Imagem: FlorianoNewsAbertura do Novembro Azul destaca conscientização e incentivo à saúde do homem.
Para promover a importância da saúde do homem, a Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (10), a abertura da campanha Novembro Azul, que tem como tema “Conscientização, prevenção do câncer de próstata e incentivo à saúde do homem”. O evento aconteceu no Mercado do Cruzeiro e contou com a presença de homens acima de 50 que fazem parte da limpeza pública da cidade.
Imagem: FlorianoNews
Na ação, foram ofertados os seguintes serviços: Roda de conversa: “Coisa de homem” é cuidar da saúde!, solicitação de exame PSA, testagem para ISTs (HIV, Hepatites B e C, Sífilis), atualização de cardeneta de vacinação, atendimento odontológico e com nutricionista.
Imagem: FlorianoNews
O Novembro Azul tem como objetivo principal a prevenção do câncer de próstata, estimulando os homens a cuidarem mais de sua saúde. O objetivo é acabar com preconceitos em relação à ida do homem ao médico para realizar exames preventivos de câncer de próstata. Os cuidados com outras doenças, como hipertensão, diabetes e ansiedade, também são incentivados.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Câncer de Próstata
O câncer de próstata é o tipo de câncer que ocorre na próstata, que é a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Quanto mais avançado é o tumor, mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade. No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e a detecção precoce aumenta as chances de cura.
São fatores de risco para desenvolver câncer de próstata: idade avançada (65 anos ou mais em cerca de 65% dos casos); histórico da doença na família; ser da raça negra (maior incidência); hábitos alimentares inadequados, à base de gordura animal e pobre em frutas, verduras, legumes e grãos; sedentarismo e obesidade.
Sinais e sintomas:
1. Micção frequente.
2. Fluxo urinário fraco ou interrompido.
3. Vontade de urinar frequentemente à noite.
4. Sangue na urina ou no sêmen.
5. Disfunção erétil.
6. Dor no quadril, costas, coxas, ombros e outros ossos se a doença se disseminou.
7. Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook