"A nova onda veio muito forte", disse dr. Justino Moreira sobre os casos de Covid-19 em Floriano

04/02/2022 16h09

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarDr. Justino Moreira(Imagem:FlorianoNews)Dr. Justino Moreira

Após mais de dois anos de pandemia e a população quase toda vacinada, houve um aumento significativo de casos de Covid-19 em Floriano e em todo o Estado.

De acordo com o coordenador do setor covid do Hospital Regional Tibério Nunes, dr. Justino Moreira, o momento é preocupante, pois todos os leitos da unidade de saúde estão ocupados, tendo entre os pacientes, idosos e pessoas com comorbidades.

"Todos os leitos estão ocupados, o que causa preocupação, porque muitos deles são pacientes idosos e com comorbidades, e acabam evoluindo de forma grave, precisando de leitos na UTI e até indo a óbito. Essa onda veio muito forte, e nós temos lutado para tentar amenizar as dificuldades que as pessoas estão passando", disse o médico.

O coordenador afirma que, apesar do aumento de casos, houve uma diminuição no número de mortes pelo vírus.

"Diminuiu muito o número de mortes, temos algumas mortes com pessoas com comorbidades mais graves, outras patologias, doenças crônicas, e no hospital tem pessoas que estão em tratamento de doenças crônicas e acabam se contaminando, entrando no boletim por morte por covid, e muitas vezes não foi o covid que matou e sim uma descompensação de uma doença crônica que ele já tinha. Graças a Deus temos trabalhado também com pacientes com sintomas leves, diferente do início da pandemia, quando ainda não havia a vacinação", ratificou dr.Justino.

Sobre as indagações da população, sobre a demora no resultado dos testes realizados na Central de Síndromes Gripais, o médico explica que os exames são realizados em Floriano, mas são enviados para Teresina.

"As vezes o paciente se incomoda com a demora do resultado do teste. É um teste disponível na cidade, mas vai para Teresina e demora um certo tempo pra voltar , e com o aumento da demanda, o Lacen retarda os resultados", esclareceu o coordenador.