3ª Descida de Boia no Rio Parnaíba reúne 500 pessoas em Floriano

08/09/2025 13h24


Fonte G1 PI

A 3ª edição da Descida de Boia do Rio Parnaíba reuniu cerca de 500 pessoas nesse domingo (7), em Floriano. O evento já se tornou tradição na cidade e atrai moradores e visitantes.

Criada por um grupo de amigos liderado por Reinaldo José, a descida cresceu e hoje envolve famílias, jovens e amantes da natureza em um trajeto de lazer e aventura pelo rio.

A concentração começou às 7h30 no cais da Beira-Rio. Caminhões levaram boias, caiaques, botes e embarcações artesanais feitas com isopor e madeira.

De lá, os participantes foram de ônibus e vans até Caldeirões, a 15 km do Centro. No local, houve café da manhã coletivo, oração e instruções de segurança.

Por volta das 11h, todos estavam equipados com coletes salva-vidas e protetor solar. Em grupos, entraram na água com boias, caiaques, stand up paddle, botes infláveis e embarcações improvisadas.
Imagem: Aparecida Santana/TV Clube3ª Descida de Boia no Rio Parnaíba reúne 500 pessoas em Floriano.(Imagem:Aparecida Santana/TV Clube)3ª Descida de Boia no Rio Parnaíba reúne 500 pessoas em Floriano.

Estrutura e segurança

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí acompanhou o trajeto com jet skis e barcos durante todo o percurso. A organização também ofereceu três jet skis e dois barcos de apoio para ajudar quem precisasse de ajuda durante a descida.

Após cerca de 5 km, os grupos fizeram uma parada para descanso, banho e integração. Um dos pontos mais esperados foi a “cachoeira”, trecho com correnteza forte que aumenta a emoção do percurso.

Lazer e tradição

A descida terminou por volta das 16h, no cais de Floriano e na prainha de Barão de Grajaú (MA), após cerca de cinco horas de trajeto.

De acordo com os organizadores, o objetivo é resgatar uma prática antiga entre os jovens da região, agora com mais estrutura e segurança, incluindo uso obrigatório de coletes e equipamentos.

“A ideia é unir lazer, diversão e contemplação da natureza, fortalecendo também os laços entre famílias e amigos, de uma forma segura”,
destacou a organização.

Tópicos: seguran?a, trajeto, descida