19º Encontro Nacional de Cinema e VÃdeo dos Sertões começa em Floriano
04/12/2025 11h06Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: Divulgação
Evento segue até 7 de dezembro, com exibições gratuitas e programação diversificada.
Evento segue até 7 de dezembro, com exibições gratuitas e programação diversificada.A cidade de Floriano recebe o 19º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, um dos mais importantes eventos de difusão audiovisual do Nordeste. A programação teve início nessa quarta e segue até o dia 7 de dezembro, reunindo produções de diversas regiões do Brasil, com exibição gratuita de filmes, rodas de conversa, oficinas e encontros entre profissionais do setor.
Realizado pela Escalet Produções Cinematográficas, o encontro conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Governo do Piauí, Ministério da Cultura e Governo Federal.
As sessões serão realizadas diariamente, às 19h, no Teatro Cidade Cenográfica, com entrada franca para todos os públicos. A programação inclui longas e curtas-metragens nacionais e regionais, contemplando diferentes formatos, linguagens e temáticas.
O produtor-geral do evento, César Crispim, ressalta a importância do encontro para o fortalecimento do audiovisual no interior do país. “Essa é uma iniciativa que busca fortalecer a identidade cinematográfica do interior do Brasil, oferecendo espaço para cineastas, produtores, estudantes e amantes da sétima arte. A diversidade da programação proporciona ao público uma rica experiência cultural e abre caminho para novas trocas e aprendizados”, afirma.
O Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões tem como missão valorizar a produção audiovisual brasileira, estimular o diálogo entre profissionais e promover o acesso democrático à cultura. O evento se consolidou como um espaço de formação, exibição e reflexão sobre o cinema nacional, impulsionando talentos e ampliando a presença da cultura no território piauiense.
“O Encontro dos Sertões é um exemplo de como a cultura transforma e conecta pessoas. Trazer para Floriano uma programação audiovisual tão abrangente reforça o compromisso do Governo do Estado com a descentralização e democratização do acesso às artes. Por meio da PNAB, estamos garantindo que iniciativas como esta floresçam e alcancem novos públicos, fortalecendo o audiovisual, gerando oportunidades e valorizando a identidade cultural do Piauí”, pontua o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim.
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano








