14 alunos de Floriano conquistam premiações na OBMEP 2019

03/12/2019 22h12

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), criada em 2005, é uma política pública organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). De acordo com o site da OBMEP, o objetivo é “popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio”.

Na sua 15ª edição, a olimpíada contou com 18.158.775 estudantes inscritos (49.002 escolas públicas e 5.829 escolas privadas) para a 1ª fase, uma prova de 20 questões objetivas. 949.240 alunos se classificaram para a 2ª fase, que ocorreu no dia 28 de setembro. Nela, os alunos passaram por uma prova de questões subjetivas, em que tinham que apresentar soluções a situações-problema por meio de demonstrações (cálculos e explicações). Aqueles que se destacam nessa 2ª fase recebem medalhas e menções honrosas.

As escolas públicas do Piauí obtiveram 11 medalhas de ouro, 35 medalhas de prata, 74 medalhas de bronze e 822 menções honrosas. Dessas, pertencem a Floriano: 1 medalha de bronze e 12 menções honrosas. Confira o nome dos alunos premiados e suas escolas na lista abaixo.

Medalha de bronze
Rebeca Bastos (Escola Municipal Antônio Nivaldo)

Menções honrosas
Ronald Gabriel Ferreira da Silva (Instituto Federal do Piauí)
Luiz L. de Sousa Franco (Instituto Federal do Piauí)
Guilherme Soares de Sousa (Instituto Federal do Piauí)
Felipe da Silva Borges (Instituto Federal do Piauí)
Antônio Carlos Silva Oliveira Lima (Unidade Escolar Bucar Neto)
Laura Beatriz Silva Calixto (Unidade Escolar Bucar Neto)
Karla Micaelly da Silva Oliveira Lima (Unidade Escolar Bucar Neto)
Lais Nicoly M. Nunes da Silva (Unidade Escolar Djalma Nunes)
Pedro Lucas Ferreira Bosa (Escola Municipal Getúlio Vargas)
Felipe Pinheiro Gonçalves (Escola Municipal Padre Pedro Barroso)
Carlos Gabriel da Silva Nascimento (Escola Municipal Alexandre Nunes de Almeida)
Hítalo Moura Ramos (Escola Municipal Raimundinha Carvalho)

“Ter três de nossos alunos destacados em um universo de mais de 18 milhões de alunos participantes dessa olimpíada, é para nós motivo de muita alegria, satisfação e orgulho. Agradecemos o total apoio da gestão, Socorro Marreiros, Rilda Feitosa e Giorlene Amorim, o amigo Romildo  Barros, a significativa parceria dos pibidianos, Jairo Ataíde, Filange Soares e Lenilton Leite e aos educomunicadores, Jeferson Sousa e Marku Endrick. Foram meses de oficinas semanais, simulados, desafios diários em grupos de whatsApp, no mural e pela rádio da escola, além da realização de uma gincana pré-obmep e a resolução exporádica do banco de questões nas aulas de matemática. Infelizmente, não há premiação para todos, mesmo assim parabenizamos nossos alunos classificados para a 2ª fase, pois estavam bem preparados” , afirmou Brígida Barbosa, professora representante da OBMEP 2019 na U. E. Bucar Neto.


“O resultado significa muito para mim, todo o progresso que eu tive até aqui como aluno. E eu só pude alcançar tudo isso com a ajuda da minha família, amigos e professores. Dedico a eles essa premiação”, disse Ronald Gabriel, 4º ano de Edificações no IFPI – aluno premiado na OBMEP 2019.

Na rede privada, Floriano obteve uma menção honrosa com o aluno Arthur Tavares Rocha, do Colégio Impacto.

Parabéns a esses estudantes e seus professores pela valorosa conquista!!!

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: escola, alunos, obmep