Tite tem a cara do Flamengo? Ex-rubro-negros comandados por treinador opinam; veja

11/10/2023 10h34


Fonte ge

Imagem: ReproduçãoTite tem primeiro dia de trabalho no Flamengo e não descarta título no Brasileirão.(Imagem:Reprodução)Tite tem primeiro dia de trabalho no Flamengo e não descarta título no Brasileirão.

Hoje nome de consenso do Flamengo com aceitação entre diretores, jogadores e funcionários, Tite já teve resistência interna pelo fato de seus principais trabalhos terem sido marcados por defesas intransponíveis e não pelo DNA ofensivo que a torcida rubro-negra tanto cobra.

Com isso fica a pergunta: um dos maiores treinadores da história do Brasil, Tite tem a cara do Flamengo?

O ge entrou em contato com quatro ex-jogadores que defenderam as cores vermelha e preta e foram dirigidos pelo gaúcho: o ex-meia Rodrigo Mendes, os ex-volantes Ibson e Cristian e o ex-lateral-esquerdo Ramon.

Autor do gol do estadual de 1999, Rodrigo é o único do grupo que foi dirigido por Tite no Grêmio. Trabalharam juntos de 2001 a 2003. O novo treinador do Flamengo dirigiu os outros três no Corinthians, mas em diferentes épocas: Ramon de 2011 a 2012, Ibson em 2013 e Cristian entre 2015 e 2016.
Imagem: Marcelo Cortes/FlamengoTite na academia do Ninho do Urubu em seu primeiro dia de Flamengo.(Imagem:Marcelo Cortes/Flamengo)Tite na academia do Ninho do Urubu em seu primeiro dia de Flamengo.

Confira o que cada um disse sobre o treinador

Rodrigo Mendes (destaque com Tite no Grêmio)
Imagem: ReproduçãoRodrigo Mendes em passagem pelo Flamengo.(Imagem:Reprodução)Rodrigo Mendes em passagem pelo Flamengo.

Tite tem a cara do Flamengo?


- Em relação ao Tite ter ou não a cara do Flamengo, acho que ele pode construir uma imagem ligada à história, à tradição e ao estilo de jogo do clube com certeza porque acho que ele é um dos caras mais bem capacitados no mercado atual. Tanto é que ficou quase dois ciclos na seleção brasileira, tem uma equipe (comissão) muito qualificada.

Vai dar certo no Flamengo?

- Acho que sim (pode dar certo), primeiramente ele conhece o grupo que tem de atletas. Tenho certeza que conhece o estilo de jogo de cada um deles. E o estilo de jogo que pede você ser Flamengo. O estilo de jogo que a torcida faz pressão para que seja utilizado. Acho que ele está bem preparado para assumir essa responsabilidade. Senão ele nem assumiria.

- Acho que ele vai dar uma cara nova, uma vez que ele tem tanto nome quanto os principais atletas do Flamengo. Acho que é importante esse falar de igual para igual, principalmente dentro do vestiário. É um cara que assume bem a responsabilidade dentro do vestiário, ele traz consigo bagagem muito grande.

"Imagem de retranqueiro é papo furado"

- Essa imagem que passam dele de cara mais retranqueiro eu acho que é muito papo furado. Na oportunidade que eu tive de trabalhar com ele, o Tite quebrou um paradigma muito grande principalmente aqui no Sul, que tem um povo muito tradicionalista e bairrista. Na década de 90, ele mudou todo o estilo do Grêmio.

- Era um jogo mais forte, mais aguerrido, de muita briga e muita força, que jogava com um 4-4-2 do Felipão, um atacante bem fixo na frente e bolas alçadas na área. Tite conseguiu mudar com o elenco que tinha, montou um 3-5-2 que até hoje é muito falado porque éramos um dos principais times do Brasil entre 2000 e 2001.
Imagem: Globoesporte.comRodrigo Mendes Grêmio(Imagem: Globoesporte.com)Rodrigo Mendes Grêmio

- Fez muitas mudanças que deram muito certo, naquele momento quebrou um paradigma mesmo sabendo da estrutura e das características do Grêmio. Foi assim no Corinthians, adaptando o jogo do Corinthians, e sendo campeão. E na Seleção, para mim, ele teve muito sucesso, independentemente de ter vencido ou não a Copa do Mundo. Faz muito tempo que a gente não via um treinador que ficasse quase dois ciclos à frente da Seleção.

- Tem tudo para dar uma cara nova ao Flamengo, tem muita personalidade e é um cara que eu gosto muito. Já tem um torcedor de carteirinha aqui, flamenguista, para torcer por ele.

Ibson (destaque no Fla e com passagem pelo Timão em 2013)
Imagem: Alexandre Cassiano/O GloboIbson comemora pelo Flamengo. Meia jogou três vezes pelo clube.(Imagem:Alexandre Cassiano/O Globo)Ibson comemora pelo Flamengo. Meia jogou três vezes pelo clube.

Tem a cara do Flamengo?

- Não tenho dúvida que ele tem a cara do Flamengo. É um cara competente e que entende muito de futebol. A história dele já diz tudo.

Vai dar certo no clube?

- A equipe do Flamengo é muito boa e eu tenho certeza que ele vai dar certo. É um cara sensacional, que sabe gerir muito bem os grupos e tirar o melhor dos jogadores. Essa é a principal característica dele. Não à toa chegou à seleção brasileira. Todos tinham carinho muito grande por ele, e não tenho dúvida que isso vai acontecer no Flamengo. Ele vai chegar e dar conta do recado, como sempre deu em outros clubes. É um cara que sabe lidar com o ser humano. Isso é muito importante hoje em dia: saber gerir e ter o respeito dos jogadores. Eu vou estar na torcida por ele.
Imagem: Marcos Ribolli / Globoesporte.comIbson enfrenta o Flamengo com a camisa do Corinthians, em 2013.(Imagem:Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ibson enfrenta o Flamengo com a camisa do Corinthians, em 2013.

"De defensivo ele não tem nada. Nosso time era muito ofensivo"

- Muitos falam que ele é defensivo. P... nenhuma, cara. Sabe jogar de acordo com o adversário. De defensivo ele não tem nada. Pegou uma fama, mas trabalhei com ele no Corinthians, e o nosso time era muito ofensivo. E pressão alta, cara. É o estilo que o Flamengo gosta de jogar.
- A principal característica de jogo dele é marcar pressão alta. Gosta muito do perde e pressiona. Além de ser um grande treinador, é um grande ser humano. Isso reflete dentro de campo, não à toa ele ganhou tanto nos últimos anos.

Ramon (campeão brasileiro e da Libertadores com Tite)
Imagem: Alexandre Vidal/FlamengoRamon parte para cima da marcação em Flamengo x Portuguesa, em 2012.(Imagem:Alexandre Vidal/Flamengo)Ramon parte para cima da marcação em Flamengo x Portuguesa, em 2012.

Tite tem a cara do Flamengo?

- Tite tem a cara de qualquer clube no Brasil. A carreira dele dispensa comentários, treinador que ganhou muitos títulos e que, na minha opinião, é o melhor do Brasil.
Vai dar certo no Flamengo?

- O dar certo no Flamengo é difícil de prever, mas que o Flamengo minimizou o erro, minimizou. Tite gosta de uma equipe muito organizada taticamente e coesa, e o Flamengo tem material humano para isso. O trabalho principal acredito que será para 2024, quando ele montará o elenco e enxergará as peças que melhor se encaixam no seu estilo de jogo.

"Excelente gestor"

- Tite fará cada atleta ter uma responsabilidade tática enorme e potencializará cada um deles. Ele é um excelente gestor e tem bom diálogo. Os atletas o respeitam muito.
Imagem: Marcos Ribolli/Globoesporte.comRamon comemora gol pelo Corinthians que fez em homenagem à filha, Antônia.(Imagem: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Ramon comemora gol pelo Corinthians que fez em homenagem à filha, Antônia.
Ramon não vê treinador defensivo

- Muito se fala de ele ser retranqueiro, mas isso não existe. Realmente ele gosta de atacar marcando, que é posicionar os jogadores na fase ofensiva de uma forma que não sejam surpreendidos caso percam a bola. Ele terá que encontrar soluções para fazer o Flamengo intenso, marcando alto e ser ofensivo, que é uma marca desse Flamengo desde 2019.

Cristian (campeão brasileiro com Tite no Corinthians)
Imagem: DivulgaçãoCristian comemora único gol pelo Flamengo, marcado contra o Atlético-MG.(Imagem: Divulgação)Cristian comemora único gol pelo Flamengo, marcado contra o Atlético-MG.

Tem a cara do Flamengo?


- Tite é a cara de qualquer clube. É um treinador que dispensa comentários. Eu tenho propriedade para falar: o trabalho de campo dele, para mim, é um dos melhores que tive depois que voltei da Europa em termos de intensidade e competitividade.

Treinos com a cara dos jogos

- Os trabalhos dele são muito incríveis e muito parecidos com os jogos. Esse é o forte dele.

"Transparência"

- O mais forte também é a transparência com os jogadores. Ele implanta o treino com intensidade e competitividade, e quem estiver melhor joga. Essa virtude da transparência é muito bom para um grupo qualificado como o do Flamengo.
Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. CorinthiansCristian Corinthians (Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)Cristian Corinthians 



Tópicos: jogo, treinador, tite