Tite destaca atmosfera em vitória do Flamengo sobre o Vasco no Maracanã: "Agora sei o que é"

22/10/2023 23h26


Fonte ge

Imagem: Marcelo Cortes / CRFVitória do Flamengo sobre o Vasco foi diante de quase 70 mil pessoas no Maracanã.(Imagem:Marcelo Cortes / CRF)Vitória do Flamengo sobre o Vasco foi diante de quase 70 mil pessoas no Maracanã.

Tite conquistou sua segunda vitória no comando do Flamengo, a primeira diante da torcida do Flamengo no Maracanã, sobre o Vasco por 1 a 0, neste domingo, pelo Brasileirão. Ao fim da partida, o técnico analisou o desempenho de sua equipe e destacou a atmosfera do estádio.

- Antes eu não sabia o que era. Agora eu sei o que é Flamengo e Vasco, a emoção do jogo. Toda atmosfera de duas extraordinárias equipes. Feliz pelo desempenho. Em alguns momentos a gente controlou, isso se alterna num jogo desse tamanho. Feliz pelo resultado final, e a construção no contexto geral dá a sensação de sermos merecedores - afirmou.

O jogo foi bastante equilibrado, com muitas oportunidades para os dois lados. No segundo tempo, o técnico arriscou e tirou Bruno Henrique e Pedro para a entrada de Luiz Araújo e Gabigol, respectivamente. O gol da vitória saiu na sequência, em jogada que teve participação do camisa 10.
Imagem: André Durão/geTite, Flamengo x Vasco, Brasileirão.(Imagem:André Durão/ge)Tite, Flamengo x Vasco, Brasileirão.

- O jogo teve muitas etapas diferente dentro do próprio jogo. Diferentes jogos dentro do jogo. Até a hora do gol nós tínhamos 55% de posse. A gente procurando mais um jogo de aproximação e o Vasco com duelos e transições, com bola aérea, com uma equipe coordenada. Nós tínhamos que fazer o equilíbrio entre neutralizar o adversário, o ponto físico e o técnico. Isso exigiu bastante atenção - analisou.

Com o resultado, o Flamengo encurta a distância para o Botafogo na tabela, que agora é de nove pontos.

Na próxima quarta-feira, o Flamengo vai a Porto Alegre, para enfrentar o Grêmio, também pelo Brasileirão.
Imagem: André Durão / geTite e Fábio Mahseredjian na coletiva do Flamengo.(Imagem:André Durão / ge)Tite e Fábio Mahseredjian na coletiva do Flamengo.

Veja outras respostas do treinador:

Desempenho da equipe


- A gente fica muito focado no jogo tenta abstrair o que está fora. O jogo foi muito intenso. O Vasco botou muita velocidade, nós com um dia a menos de recuperação. A equipe do Vasco é estruturada. Fez os primeiros minutos acelerada e assentou. No segundo tempo também. O desgaste do jogo anterior foi evidente, teve necessidade de trocas. E os que entraram foram bem.

Troca de Pedro por Gabigol

- São características diferentes. Quando tem um jogador de movimentação, o ritmo acelerado do início vai caindo. Ele também proporcionou ao Gabriel as movimentações de atacar os espaços. Mas isso é cabeça boa também, se o atleta não estiver preparado entra sem o mesmo nível. Os que entraram trouxeram esse componente. É importante ter peças de reposição como o Gabi. Perdeu em bola aérea mas ganhou em velocidade, recomposição.

Mudanças táticas ao longo da partida

- O jogo teve muitas etapas diferente dentro do próprio jogo. Diferentes jogos dentro do jogo. Até a hora do gol nós tínhamos 55% de posse. A gente procurando mais um jogo de aproximação e o Vasco com duelos e transições, com bola aérea, com uma equipe coordenada. Nós tínhamos que fazer o equilíbrio entre neutralizar o adversário, o ponto físico e o técnico. Isso exigiu bastante atenção. Por isso a inversão de lado do Gerson. Porque o Gerson fazia aqui, antes era Payet e depois trazia o jogador de velocidade de lado. Por isso, não botei o Luiz Araújo no lado direito e botar o Everton porque eles têm jogada de combinação com o Wesley. O jogo exigiu muito.

Composição do meio-campo com Everton Ribeiro e Arrascaeta

- O desenho que a equipe tem, o Flamengo tem um meio-campo que salta aos olhos. Tu tem Thiago Maia, Pulgar, Gerson, Arrascaeta, Vitor Hugo, Everton Ribeiro e aí você compõe, onde a equipe dita ritmo com esses homens no meio e dois na frente. Não quer dizer que a gente não tenha que colocar jogadores verticais. Mas o dna do Flamengo é historicamente do que vi de Lico, Andrade, Adílio, Zico e Tita. Esse dna... Não estou comparando, é a ideia de ter posse e criatividade.

Gerson

- Gerson trabalhou em diferente setores. Ele tem um domínio de posições. Na França, ele jogou pela esquerda, como meia, atacante. Pela direita, jogou com o Ceni. É um jogador que retém a bola na frente, ajuda no jogo apoiado. É moderno, versátil. Trabalha como segundo meio-campista também. Tem muita qualidade.

Rossi

O Rossi teve uma defesa de um cabeceio que foi determinante. Cada momento tem um caráter decisivos. É muito difícil neutralizar cabeceio do Vegetti, ele sai do ângulo de visão e ataca como poucos vi, era inevitável que aconteceria, e nesses momentos era necessário (o Rossi).

Sistema defensivo

- O Cruzeiro que ganhamos de 2 a 0 tinha uma das melhores defesas. Não é o sistema defensivo, é a equipe, que se defende, cria e ataca.



Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes

Tópicos: jogo, flamengo, vasco