Taekwondo do PI quebra tabu e leva primeiros títulos nacionais em 30 anos

01/10/2015 08h24


Fonte GE PI

O esporte vive de quebra de marcas, então aqui temos dez de uma vez só. E acredite. Esse é o número mínimo. A delegação piauiense de taekwondo conquistou dez títulos nacionais no último Campeonato Brasileiro, realizado em Recife. O fato é que a modalidade, com mais de 30 anos de atuação no estado, até então, jamais havia conquistado sequer um título de expressão no país.

Imagem: Divulgação/FacebookClique para ampliarTaekwondo Piauí em ação no Brasileiro em Recife trazendo título inédito.(Imagem:Divulgação/Facebook)Taekwondo Piauí em ação no Brasileiro em Recife trazendo título inédito.

Mas a história virou, e a delegação de 24 atletas trouxe no total 21 medalhas, 10 delas de ouro.Foram cinco campeonatos locais disputados para chegar ao nacional, e o resultado foi além de o melhor da história da modalidade no estado. Algo considerado gratificante e surpreendente. A meta era uma única medalha para fazer a viagem valer a pena, mas a bagagem veio com 21 e o título de terceiro colocado geral no evento.

"É algo a se louvar. É um momento novo e que nós podemos tirar muito para o futuro. Os professores e mestres têm de trabalhar mais fortes e colocar os alunos em mais competições para próximo ano termos lugares mais altos", afirmou o chefe da delegação, o mestre Eric Melo.

Batalhas duras e travadas diariamente para chegar até esse resultado só na base da insistência. É o caso de Igor Daniel, que foi campeão nacional adulto na categoria até 63kg, mas demorou 15 anos para poder ver o fruto do seu esforço recompensado no alto do pódio.

Impedido de ir às competições por conta da situação financeira, ele finalmente pôde trazer para casa um dos primeiros títulos do Piauí no taekwondo.No total foram dez ouros, oito pratas e três bronzes. Medalhas fruto de um trabalho árduo de organização e competições feito no espaço de dois anos para elevar o nível do estado comparado com outras federações.
Imagem: Divulgação/FacebookDelegação Piauiense de Taekwondo trouxe 21 das 24 medalhas possíveis de Brasileiro.(Imagem:Divulgação/Facebook)Delegação Piauiense de Taekwondo trouxe 21 das 24 medalhas possíveis de Brasileiro.

Deu certo. Agora o estado passou a ser reconhecido também pela sua capacidade de superar as dificuldades e bater seus tabus, destacou Eric.

"Temos muita capacidade e atletas excelentes, outrora tivemos outros medalhistas, mas essa evolução realmente foi surpreendente", classificou Eric Melo.