Sarah Menezes termina em 5º lugar no Grand Prix da Turquia

06/04/2019 10h45


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarSarah Menezes termina em 5º lugar no Grand Prix da Turquia.(Imagem:Reprodução)

A judoca Sarah Menezes encerrou sua participação no Grand Prix de Antália, na Turquia, com o quinto lugar. A piauiense venceu três lutas, até perder na semifinal e na disputa de bronze da categoria meio-leve (até 52kg), na última sexta-feira (5).

Foi a segunda competição internacional de Sarah Menezes depois da mudança de categoria - ela subiu de peso pela segunda vez na carreira, após não conseguir se manter com 48 quilos.

O quinto lugar na Turquia garante 252 pontos para Sarah Menezes na corrida em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Na mudança de categoria, a brasileira não leva a pontuação obtida quando competia entre as ligeiros (hoje 975 pontos). Antes do torneio na Turquia, Sarah era apenas a 77ª no ranking mundial, com 380 pontos.

Todas as lutas

Na primeira luta, Sarah Menezes precisou de menos de um minuto para conseguir um ippon contra a macedônia Arbresha Rexhepi.

Nas oitavas de final, a adversária foi a mongol Khorloodoi Bishrelt. Sarah Menezes dominou a luta e precisou de pouco mais da metade dos 4 minutos cronometrados para ficar com a vitória, de novo por ippon.

A vitória mais difícil veio nas quartas de final, contra a portuguesa Joana Ramos. Na metade da luta, Sarah Menezes conseguiu escapar de uma imobilização.

Na reta final, as duas judocas contavam com duas punições - quem recebesse a terceira, perderia o confronto. A brasileira buscou ter mais iniciativa em busca de um golpe perfeito, enquanto a portuguesa fez de tudo para levar a luta para o solo.

Com o tempo de luta esgotado, as judocas foram para o desempate no Golden Score. E Sarah Menezes precisou de apenas 47 segundos para derrubar Joana Ramos e conseguir um waza-ari.

A semifinal da categoria meio-leve foi contra a romena Andreea Chitu, 29ª colocada o ranking mundial. Forte e rápida, a atleta da Romênia foi mais combativa ao longo da luta.

Em desvantagem depois de sofrer uma punição, Sarah Menezes tentou reagir, mas acabou sofrendo um waza-ari - marcado após verificação do golpe em vídeo. Pouco depois, restando um minuto e 13 segundos para o fim, a brasileira foi derrubada mais uma vez e acabou derrotada.

Na disputa pelo bronze, Sarah Menezes enfrentou a azeri Gultaj Mammadaliyeva, 86ª do ranking mundial. O confronto foi equilibrado do começo ao fim. A brasileira foi derrubada logo no início, mas se recuperou e devolveu o waza-ari na metade da luta, que terminou empatada após os 4 minutos cronometrados. Após 27 segundos de Golden Score, Mammadaliyeva conseguiu um ippon e garantiu a vitória.