Saída de Mano do Cruzeiro torna Renato Gaúcho o técnico mais longevo da elite do futebol no país

08/08/2019 14h13


Fonte GloboEsporte.com

Imagem: InfoesporteMano Menezes deixa a Raposa após três anos no cargo e passa o bastão de treinador há mais tempo no comando de um clube da elite para Renato.(Imagem:Infoesporte)Mano Menezes deixa a Raposa após três anos no cargo e passa o bastão de treinador há mais tempo no comando de um clube da elite para Renato.

Passou o bastão! Mano Menezes sucumbiu aos resultados ruins pelo Cruzeiro e deixou o comando do time após 1108 dias no cargo. Ele era o técnico há mais tempo à frente de um clube da elite do futebol brasileiro*. Agora, cabe a Renato Gaúcho esta missão. O treinador está no Grêmio desde 19 de setembro de 2016 - 1053 dias no total.

Com Renato à frente agora, outros quatro técnicos vêm atrás e correm por fora para manter o trabalho por um longo período e, por isso, merecem menção honrosa pelos desempenhos até aqui. Contratados praticamente na mesma semana de novembro de 2017, Rogério Ceni e Odair Hellmann são técnicos da "nova geração" e que já acumulam bons resultados por seus respectivos times: Fortaleza e Internacional. O ídolo do São Paulo está no Tricolor do Pici há 636 dias enquanto o técnico do Colorado permanece no Beira-Rio há 632 dias.
Imagem: Camila LimaRogério Ceni está no Fortaleza há quase dois anos.(Imagem:Camila Lima)Rogério Ceni está no Fortaleza há quase dois anos.

Em seguida, Tiago Nunes, recém-campeão da Copa J.League/Sul-Americana, está há 388 dias à frente do Athletico-PR. Respaldado também pelo título da Sul-Americana do ano passado e pelo retorno em campo apresentado pelo Furacão.

O experiente técnico Luiz Felipe Scolari aparece como o quinto técnico mais longevo do recorte atual. Campeão brasileiro pelo Palmeiras, Felipão está há 370 dias à frente do clube paulista. Apesar da eliminação na Copa do Brasil, o time segue vivo na briga pelo título da Libertadores e do Brasileirão.
Imagem: Cesar Greco / Ag. PalmeirasFelipão é o quinto técnico há mais tempo no cargo na elite do futebol brasileiro.(Imagem:Cesar Greco / Ag. Palmeiras)Felipão é o quinto técnico há mais tempo no cargo na elite do futebol brasileiro.

Trabalhos mais duradouros desde 2003
Mano Menezes até tentou, mas não conseguiu alcançar o feito de Muricy Ramalho pelo São Paulo. Tricampeão brasileiro pelo Tricolor Paulista, Muricy é quem mais permaneceu no comando entre os 25 clubes do levantamento dos técnicos do GloboEsporte.com. Foram três anos, cinco meses e 16 dias como técnico do clube paulista.
Imagem: DivulgaçãoMuricy Ramalho foi tricampeão brasileiro pelo São Paulo.(Imagem:Divulgação)Muricy Ramalho foi tricampeão brasileiro pelo São Paulo.
O segundo mais longevo do período foi Tite no Corinthians. Atual técnico da Seleção, o ex-comandante do Timão foi campeão da Libertadores e do Mundial de clubes em 2012 e marcou de vez seu nome na história do Alvinegro Paulista. Além disso, foi campeão brasileiro de 2011 e da Recopa de 2013. Mas a diretoria optou por não renovar o contrato do técnico após um Brasileiro ruim em 2013.

O terceiro da lista é justamente quem tinha mais chances de alcançar Muricy: Mano Menezes. O ex-treinador do Cruzeiro não resistiu à sequência de apenas uma vitória em 18 jogos e deixou a Raposa depois de longos 37 meses no cargo. No período, foi bicampeão da Copa do Brasil e do Mineiro.

Novo dono do bastão, Renato Gaúcho é o quarto da lista com trabalhos mais longos desde 2003 - início da era dos pontos corridos do Brasileirão. Veja os 10 comandos mais duradouros do período abaixo:
Imagem: GloboEsporte.comTrabalhos mais duradouros desde 2003.(Imagem:GloboEsporte.com)

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook