Rikelmi supera dor de barriga e até desmaio e se destaca com golaços na Copinha pelo Juventus

06/01/2020 11h37


Fonte Globoesporte.com

Entre os vários jogadores com nomes curiosos que disputam a Copa São Paulo de Futebol Júnior, um deles vem chamando a atenção não apenas pelo nome em si, que é uma clara referência a um craque argentino do passado, mas principalmente pelas boas atuações neste início de torneio. Rikelmi Valentim dos Santos já fez dois belos gols que, no momento, colocam o Juventus-SP na vice-liderança do Grupo 21, com boas chances de se classificar para a segunda fase.

Rikelmi foi o autor dos dois gols do Juventus na Copinha até agora, o último deles que garantiu o empate em 1 a 1 com o Grêmio, neste domingo. Já o primeiro desses gols poderia nem ter acontecido. Isso porque o camisa 7 passou mal antes da estreia e chegou a ser dúvida para a primeira partida. Mas ele venceu as dores, marcou um lindo gol (o primeiro desta edição da Copa SP, inclusive) e deu ao time da Mooca a vitória por 1 a 0 sobre o União Mogi, na última quinta-feira (confira o lance no vídeo).

– Tive uma dor de barriga insuportável na quinta-feira. Quase não joguei. Umas sete horas da manhã, saindo de casa, eu cheguei a desmaiar. A dor foi muito grande mesmo. Mas acho que ela me fez até mais forte, e eu consegui chegar, fazer uma bela partida e marcar o gol da vitória
– disse.

Rikelmi é um dos 12 jogadores dessa Copinha que carregam no nome uma homenagem a Juan Román Riquelme, ídolo do futebol argentino. No caso do meia do Juventus, a explicação para ter sido registrado dessa maneira é simples: foi o pai corintiano quem escolheu o nome após ter visto a grande atuação de Riquelme pelo Boca Juniors contra o Palmeiras nas semifinais da Libertadores de 2001, dois meses antes do nascimento de Rikelmi.

– Ele veio jogar no Brasil e arrebentou contra o Palmeiras. Meu pai, corintiano fanático, olhou aquilo e pensou: o nome do meu filho vai ser Riquelme. Mas, como já ia colocar esse nome, não poderia ser igual, por isso mudou um pouco. Não cheguei a enfrentar tiração de sarro por causa disso. Muitas vezes eu até faço amizade por causa do meu nome. É um nome que me motiva, que me faz querer jogar mais para tentar ser pelo menos metade do que ele foi.

Imagem: APRiquelme inspirou nomes de muitos jovens que disputam a Copinha (Imagem:AP)Riquelme inspirou nomes de muitos jovens que disputam a Copinha 

A inspiração para as boas atuações de Rikelmi na Copinha até agora, porém, não vem apenas do seu quase xará, mas também de outro craque argentino: Lionel Messi, principal referência do camisa 7 do Moleque Travesso. E é tendo jogadores como Riquelme e Messi como espelhos que, mesmo com apenas 18 anos, o meia do Juventus já sonha alto e tem como meta um dia vestir a camisa da Seleção Brasileira.

Só que, no momento, o principal objetivo de Rikelmi é a curto prazo: continuar fazendo gols e ajudar o Juventus a se classificar para a segunda fase da Copa São Paulo. O tradicional time da capital paulista faz seu terceiro jogo na competição na próxima quarta-feira, às 14h45, contra o Real-DF, em Mogi das Cruzes, e precisa de apenas um empate para confirmar a vaga no mata-mata. E a participação do meia habilidoso, de apenas 1,60m, pode ser decisiva para isso.

– Nós trabalhamos para ter um início legal. Sinceramente, eu não esperava fazer esses dois gols logo nos dois primeiros jogos. Então vamos trabalhar para dar continuidade e tentar marcar no terceiro jogo para ajudar o Juventus. Mas não importa quem marque os gols, o importante é nosso time sair vitorioso e classificado.
Imagem: Guilherme Borges/GloboEsporte.comRikelmi em ação no empate entre Juventus e Grêmio(Imagem:Guilherme Borges/GloboEsporte.com)Rikelmi em ação no empate entre Juventus e Grêmio

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes

Tópicos: juventus, rikelmi, copinha