Reino Unido promete impor dificuldades à realização da Superliga europeia

19/04/2021 17h25


Fonte folha press

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarReino Unido promete impor dificuldades à realização da Superliga europeia(Imagem:Reprodução)
O governo do Reino Unido se posicionou de maneira veemente contra a criação da Superliga, anunciada no último domingo (18) por 12 dos principais clubes da Europa. O secretário de Estado para Cultura, Mídia e Esporte, Oliver Dowden, prometeu atuar para impedir que o plano vá adiante.

"Não tenha dúvida que vamos agir. Vamos colocar tudo na mesa para evitar que isso aconteça", disse Dowden, que teve uma reunião com o primeiro-ministro, Boris Johnson, e ameaçou com novos impostos as seis equipes inglesas envolvidas no projeto.

"Estamos examinando todas as possibilidades, como reformas nas leis de competição e mudanças nos mecanismos que permitem a prática do futebol. Para colocar de maneira simples, vamos revisar tudo o que o governo faz para apoiar esses times a entrar em campo", acrescentou o secretário.

Manchester United, Manchester City, Chelsea, Liverpool, Arsenal e Tottenham são os representantes da Inglaterra entre os integrantes anunciados da Superliga, uma multibilionária liga de futebol que organizaria disputas entre os principais europeus. Completam o grupo Barcelona, Real Madrid, Juventus, Inter de Milão, Milan e Bayern.

A movimentação gerou forte reação de entidades como a Fifa, que organiza o futebol mundial, e a Uefa, responsável pela administração do esporte no continente europeu. A nova competição causaria grande impacto na distribuição de poder e dinheiro do desporto.

"Vamos fazer o que for necessário para proteger nosso jogo", disse o secretário do Esporte britânico. "Em resumo, estamos olhando tudo o que fazemos para facilitar o trabalho desses clubes e observando se devemos continuar oferecendo isso, porque não me parece que o governo deva dar apoio diante dessa proposta", concluiu Dowden.

O político teve encontros com dirigentes da Premier League, a liga que organiza o Campeonato Inglês, e da FA, a federação inglesa. Ele avisou que pretende rever as diretrizes de policiamento nas partidas e de vistos para jogadores.

Boris Johnson já havia manifestado seu descontentamento. Para o primeiro-ministro, "os planos para uma Superliga europeia seriam muito prejudiciais para o futebol, atacariam no coração o jogo nacional e preocupariam os torcedores de todo o país".

A resistência não surpreendeu o grupo por trás da Superliga. Ao anunciarem os planos, os proponentes da ideia afirmaram ter tomado providências do ponto de vista jurídico para evitar bloqueios impostos ao seu projeto.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: governo, futebol, superliga