Rei da América: dois jogadores do Fluminense, Suárez e reforço do Flamengo são os finalistas

28/12/2023 13h04


Fonte ge

Os finalistas ao prêmio Rei da América, realizado pelo jornal uruguaio "El Pais", foram divulgados nesta quinta-feira. John Arias e Germán Cano, do Fluminense, Luis Suárez, do Grêmio, e De La Cruz, ex-River Plate e reforço do Flamengo, disputam a honraria de melhor jogador do continente em 2023.

Abel Ferreira, do Palmeiras, e Fernando Diniz, do Flu e Seleção Brasileira, concorrem entre os técnicos. Os vencedores serão divulgados no domingo, dia 31.

Arias e Cano lideraram o Flu ao título inédito da Libertadores e à disputa do Mundial de Clubes. O colombiano marcou 12 gols e deu 17 assistências em 61 jogos. O argentino, por sua vez, foi o goleador do futebol brasileiro e do torneio continental. Ao todo, o atacante fez 40 gols em 61 partidas.
Imagem: Alexandre Durão / geArias e Cano comemoram gol do Fluminense.(Imagem:Alexandre Durão / ge)Arias e Cano comemoram gol do Fluminense.

Luisito Suárez brilhou pelo Grêmio em 2023. Foi um dos responsáveis por levar o Tricolor ao vice do Brasileirão e às semifinais da Copa do Brasil, além dos títulos do Gauchão e Recopa Gaúcha. Foram 29 gols em 17 passes para os companheiros marcarem. O Pistolero atuará pelo Inter Miami no próximo ano.

Por fim, De La Cruz fecha o rol de candidatos à principal premiação do futebol sul-americano. O uruguaio foi o destaque do River Plate na temporada e ajudou o time a conquistar o campeonato argentino. Não à toa, foi comprado pelo Flamengo por quase R$ 80 milhões.

A escolha do melhor treinador do continente também tem representantes do futebol brasileiro. Abel Ferreira, do Palmeiras, Fernando Diniz, do Fluminense, Luiz Zubeldía, da LDU, Lionel Scaloni, da seleção da Argentina, e Marcelo Bielsa, da seleção do Uruguai, são os postulantes.
Imagem: Silvio Avila/AFPSuarez comemora gol do Gremio contra o Vasco.(Imagem:Silvio Avila/AFP)Suarez comemora gol do Gremio contra o Vasco.

Abel foi campeão brasileiro com o Palmeiras, enquanto Diniz ganhou a Libertadores com o Fluminense e é o atual comandante da seleção brasileira. Scaloni levou os hermanos ao tri mundial. Zubeldía ganhou a Sul-Americana com a LDU. Bielsa realiza um bom trabalho de reestruturação na celeste.

A escolha dos finalistas foi feita por 250 jornalistas esportivos que trabalharam ativamente durante toda a temporada, entre 1º de janeiro e dezembro. O resultado será divulgado no domingo, dia 31.

Jogadores brasileiros venceram o Rei da América em 11 das 37 edições do prêmio: Bebeto (1989), Raí (1992), Cafu (1994), Romário (2000), Neymar (2011 e 2012), Ronaldinho Gaúcho (2013), Luan (2017), Gabigol (2019), Marinho (2020) e Pedro (2022). Tévez é o maior vencedor com títulos em 2003, 2004 e 2005.
Imagem: Divulgação/FlamengoDe La Cruz é o novo reforço do Flamengo.(Imagem:Divulgação/Flamengo)De La Cruz é o novo reforço do Flamengo.

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes