Produtivo, Neymar supera Ronaldo e Messi em média de gols no Espanhol

28/09/2014 12h04


Fonte GloboEsporte.com

O começo desta temporada de Neymar foi de assustar, com três lesões em três meses: a que o tirou da Copa do Mundo após uma joelhada na coluna, a do tornozelo esquerdo que o impediu de participar da estreia do Campeonato Espanhol contra o Elche, e a que o fez ser substituído contra o Levante há uma semana, mais uma vez por incômodos no tornozelo. Fato inédito na carreira do brasileiro.

Mas o camisa 11 do Barcelona tem demonstrado que está determinado a fazer deste o ano dele na Europa. Em sua primeira partida completa em campo pela Liga, liderou o Barça com um hat-trick contra o Granada, seu segundo pelo clube catalão, e alcançou marca importante. Em comparação com Cristiano Ronaldo e Messi, ele tem a melhor média de gols por minuto até aqui, em uma bela reviravolta ainda no começo da temporada.

Imagem: (AP)Neymar comemora um de seus gols na surra sobre o Granada.(Imagem:(AP))Neymar comemora um de seus gols na surra sobre o Granada.

Neymar faz um gol a cada 43 minutos em campo nesta edição do Campeonato Espanhol. Os últimos três o deixaram na vice-artilharia da competição, seis ao todo, empatado com Messi, e atrás somente de Cristiano Ronaldo, que tem 10. O português, no entanto, jogou mais tempo que o brasileiro, e, pela média, balança as redes de 45 em 45 minutos.

Contra o Granada, Neymar fez sua primeira partida completa no Campeonato Espanhol. A estatística crua é de 6 gols em cinco jogos. Mas depois de perder a estreia, o camisa 11 teve de sair do banco em duas ocasiões, e em duas partidas foi substituído, o que o deixou somente 262 dos 450 minutos possíveis em campo, e explica a alta média de produtividade. Fora isso, o camisa 11 do Barça ainda deu duas assistências e finalizou 22 vezes, mostrando que não tem mais problemas de adaptação com o futebol europeu e é candidato a protagonista não apenas do Barça, mas do campeonato.

Os feitos de Neymar, obviamente, não diminuem as marcas de Cristiano Ronaldo, que começou o ano em excelente forma. Apesar de ter sido superado pelo jogador do Barcelona na média de gols do Espanhol, o atacante do Real Madrid ainda é o artilheiro do campeonato e tem um gol marcado na estreia da Liga dos Campeões da Europa, quando os merengues golearam o Basel, em casa, por 5 a 1. Assim como o brasileiro, o português, atual melhor do mundo segundo a FIFA, e correndo a passos largos em busca do bi, também tem duas assistências no ano. CR7 tem ainda como vantagem um título conquistado, contra o Sevilla, na disputa da Supercopa da UEFA, em Cardiff, onde deixou sua marca com dois gols.

Imagem: (AP)Cristiano Ronaldo é o artilheiro do Campeonato Espanhol.(Imagem:(AP))Cristiano Ronaldo é o artilheiro do Campeonato Espanhol.

E Messi? O final triste da temporada passada ficou para trás. O argentino voltou a Barcelona renovado depois de disputar a final da Copa do Mundo - mesmo perdendo a taça para a Alemanha. Na comparação de produtividade com Neymar e Cristiano Ronaldo, ele está atrás: faz um gol a cada 90 minutos. Mas o camisa 10 do Barcelona tem vivido um período diferente sob o comando de Luis Enrique. O craque está muito mais generoso e já deu sete assistências nos sete jogos que o Barcelona disputou até aqui. Ele é o único atleta do elenco a ter disputado os 90 minutos de todas as partidas do clube na temporada.

Com suas duas principais estrelas desequilibrando, e bem entrosadas, o Barcelona conseguiu voltar à liderança do Campeonato Espanhol. Os catalães estão invictos, com cinco vitórias e um empate. Dos 17 gols marcados na competição, 12 foram marcados pela dupla Neymar e Messi. Antes do próximo compromisso na competição, contra o Rayo Vallecano, o Barça encara seu maior desafio na fase de grupo da Liga dos Campeões, e pega o PSG, em Paris, na terça-feira. No dia seguinte, Cristiano Ronaldo estará em campo pelo Real contra o Ludogorets, na Bulgária.

Imagem: Getty ImagesMessi cumprimenta Neymar.(Imagem:Getty Images)Messi cumprimenta Neymar.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook