Problema no coração interrompe a carreira do zagueiro Diego Sacoman

23/09/2014 18h34


Fonte GloboEsporte.com

Imagem: Carlos Velardi / EPTVClique para ampliarZagueiro Diego Sacoman está com a carreira ameaçada.(Imagem:Carlos Velardi / EPTV)Zagueiro Diego Sacoman está com a carreira ameaçada.
O zagueiro Diego Sacoman encara o principal desafio da vida. Com uma hipertrofia no coração, o jogador da Ponte Preta está com a carreira ameaçada e ficará afastado do futebol por pelo menos três meses para realizar tratamento. O problema foi descoberto quando ele realizou exames médicos no Atlético-PR e acabou reprovado, no início de setembro. Após duas semanas de uma série de avaliações com especialistas, Ponte e atleta resolveram abrir o jogo sobre a real situação clínica.

- Fazemos exames cardíacos regulares na Ponte e até então nada havia sido detectado. Mas trata-se de algo agudo e silencioso, por ser assintomático, e quando o Diego foi fazer os exames de transferência para o Atlético-PR, acabou sendo (detectada). No momento é preciso que o jogador não faça nenhuma atividade esportiva. Ele deverá passar por um período de repouso e tratamento de três meses e, ao final deles, uma nova avaliação será realizada - explicou Roberto Nishimura, chefe do departamento médico da Ponte.

O problema de Sacoman é popularmente conhecido como "coração de atleta", que é definido pelo tamanho da espessura das paredes e a dilatação das cavidades até 45% maiores que os de um sedentário, batimentos cardíacos que podem chegar a 30 por minuto em repouso e outras alterações que, passando do limite, podem ser confundidas com graves doenças cardíacas. No entanto, no esporte de alto rendimento, pode representar um risco para a vida. O quadro é semelhante ao do zagueiro Serginho, que morreu em 2004 no Morumbi atuando pelo São Caetano.

Devido à gravidade do caso, a Ponte adotou cautela desde o início. Esperou ter todos os resultados para fechar o diagnóstico. Sacoman também consultou outros médicos por conta até conseguir o parecer de que é possível reduzir a hipertrofia, alimentando a esperança de retomar a carreira profissional.

- Quero agradecer a todas as pessoas que estão torcendo e orando pela minha saúde. Estou confiante de que tudo dará certo e que poderei voltar a jogar a bola - afirmou Sacoman, que falará à imprensa na sexta-feira, no Estádio Moisés Lucarelli.

Sob supervisão do departamento médico da Ponte Preta, o zagueiro já iniciou o tratamento em São Paulo, onde mora a sua família. Após o período de três meses, ele passará por novas avaliações para saber se a hipertrofia regrediu.

Aos 27 anos, Diego Sacoman foi revelado nas categorias de base do Corinthians, mas nunca se firmou no Timão. Tanto que foi emprestado duas vezes para o Ceará (2010 e 2011). Chegou ao Majestoso em janeiro 2012, ainda vinculado ao Corinthians, de quem ficou livre em maio para assinar contrato de dois anos com a Ponte.

Ao todo, foram 105 jogos pela Macaca, com dois gols. Durante esse período, participou da campanha do vice-campeonato da Sul-Americana e também fez parte do elenco rebaixado no Brasileirão, ambos em 2013. O contrato entre as partes vai até dezembro, mas, por conta do problema clínico, o vínculo deve ser prorrogado por pelo menos mais três meses. Até a transferência frustrada para o Furacão, Diego Sacoman era titular absoluto da Ponte na Série B, ao lado de Tiago Alves, e vivia um dos melhores momentos com a camisa alvinegra.

Imagem: Victor Hafner / PontePressDiego Sacoman era titular absoluto da Ponte na Série B.(Imagem:Victor Hafner / PontePress)Diego Sacoman era titular absoluto da Ponte na Série B.

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes