Presidente do Barcelona diz que tentou contratar Neymar: "Ele queria vir"

07/09/2021 09h02


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarJogador Neymar Jr.(Imagem:Reprodução)Jogador Neymar Jr.

Neymar e Messi se reencontraram no PSG, mas isso poderia ter ocorrido no Barcelona. Ao menos é o que diz o presidente do clube catalão, Joan Laporta. Em entrevista nesta segunda-feira ao canal “Esport3”, o dirigente admitiu que tentou contratar o atacante brasileiro na última janela de transferências. Mas isso foi antes de saber que o limite salarial da LaLiga inviabilizaria grandes contratações.

“Sim, tentamos (contratar) porque na hora, em algumas conversas, parecia interessante. Neymar queria vir. Ele entrou em contato conosco, queria vir de qualquer jeito”, afirmou Laporta.

– Interpretávamos o Fair Play Financeiro de uma maneira diferente, se soubéssemos que Messi não poderia ser inscrito, não teríamos nem tentado (contratar Neymar) – esclareceu o presidente do Barcelona.

Neymar esteve perto de voltar ao Barça antes da temporada 2019/20 e admitiu que essa era a sua vontade. No entanto, o brasileiro mudou a postura desde então. Em maio deste ano, renovou o vínculo com o PSG até 2025.

A crise financeira que provocou uma debandada no clube se dá, especialmente, com o limite salarial imposto pela LaLiga, entidade que organiza o Campeonato Espanhol. O Barça viu seu teto reduzir mais de 50% nos últimos anos e isso levou à saída de Lionel Messi e mais 11 atletas.

Além disso, os capitães Busquets, Alba e Piqué reduziram seus salários para que os jogadores contratados para a atual temporada pudessem ser inscritos. Laporta comentou sobre o imbróglio que levou à saída de Messi e reiterou que a permanência do craque só seria possível se o dirigente aprovasse o acordo da liga espanhola com o fundo de investimentos CVC, o que não ocorreu.

– Fomos pressionados a assinar o empréstimo com o CVC, ou não haveria o Fiar Play. Não havia margem para mais nada. Houve um pré-acordo e apertamos as mãos (Barcelona e Messi). Houve vários acordos, e a LaLiga pareceu aceitá-los, mas depois disseram não, se não houvesse o CVC. Não vimos que iria melhorar e acabámos com a situação – avaliou.

Laporta ainda comentou sobre como foi encarar Lionel Messi com a camisa de outro clube.

– Não voltei a falar com o Messi. Vi a sua estreia no PSG e foi estranho vê-lo noutra equipe, um rival... não gostei de vê-lo com outra camiseta.

Na entrevista, o dirigente também falou sobre a saída de Griezmann. Depois de dois anos, o atacante francês, contratado por 120 milhões de euros junto ao Atlético de Madrid, foi emprestado por duas temporadas para o ex-clube. Laporta disse que o jogador não se encaixou no Barça.

– Nunca o vi com uma atitude passível de crítica. É um ótimo jogador. Ele só não se encaixou em nosso sistema, mas sempre teve uma ótima atitude. Do ponto de vista futebolístico, ele não era o jogador de que precisávamos. Poderia ter dado mais – declarou Laporta.

O presidente da equipe catalã ainda revelou que o acordo com o Atlético prevê a obrigatoriedade de compra por parte do Colchonero caso Griezmann atue em 50% das partidas durante a vigência do contrato de empréstimo.