Presidente chora ao falar de cenas de espancamento e terror em jogo: "Desculpas aos pais, mães"

11/02/2020 08h17


Fonte Globoesporte.com

Imagem: Pablo Silva/GloboEsporte.comPresidente chora ao falar de cenas de espancamento e terror em jogo:

O presidente do River-PI, Genivaldo Campelo, chorou ao pedir desculpas aos torcedores do River-PI depois das cenas de violência registradas no duelo do clube contra o América-RN, pela Copa do Nordeste. Veja vídeo.

Um foguete foi arremessado nas arquibancadas do estádio Albertão, em Teresina, durante a partida e um homem foi espancado nas cadeiras no confronto entre organizadas dos dois clubes. Do lado de fora, houve correria e pânico, com pedras sendo arremessadas. Homens com calções da organizada do América-RN usaram paus e invadiram o gramado, em direção aos vestiários.

Imagem: Pablo Silva/TV ClubeRiver-PI registra B.O após briga de torcidas (Imagem:Pablo Silva/TV Clube)River-PI registra B.O após briga de torcidas 



Genivaldo se emocionou quando falou sobre as mães e os pais no estádio que assistiram às imagens de briga e tiveram que correr assustados. Um boletim de ocorrência contra as organizadas envolvidas nos atos de violência na partida do Nordestão foi registrado no 13º Distrito Policial.

- Estamos trabalhando desde cedo, buscamos imagens da imprensa. Durante essas imagens, identificou e localizamos alguns torcedores. Fomos à torcida organizada, procuramos as pessoas, já tem um detido na Polícia Militar. Estamos fazendo a nossa parte, a parte que cabe ao River-PI, minimizar. Estamos tendo o apoio da Federação de Futebol do Piauí (FFP) - completou Genivaldo Campelo.

Genivaldo apresentou documentos na entidade que segundo ele comprovam que a confusão foi programada e contou com apoio de outras organizadas. A torcida do América-RN envolvida na confusão estava banida dos estádios, mesmo assim entrou no Albertão. O presidente do Galo disse entender que houve uma falha na segurança.

- O River-PI lamenta o que aconteceu, foi uma coisa programada por alguns torcedores que foram banidos pelo estado do Rio Grande Norte e vieram aqui, entraram no nosso estado. Desde 2017 que não há problema, briga de torcida no Piauí. Estava ficando lindo, mas veio essa baderna de fora. (...) Acompanhei pelas redes sociais, teve apoio de outras torcidas, como a do Fortaleza, do Guarany de Sobral, que deu a logística translado para eles. A torcida local fazer isso, acho que empobrece e entristece o nosso trabalho que fizemos (...) não vamos deixar impune
- ressaltou.

Como a confusão começou?

A comissão de arbitragem presente na partida disputada no estádio Albertão, em Teresina, chefiada pelo juiz Mayron Frederico dos Reis Novais, relatou cenas de violência entre representantes das duas torcidas e registrou, na súmula, que um disparo de foguete por parte da torcida do Galo originou o tumulto.

Na sequência, Mayron Frederico Novais registrou a investida dos torcedores do América-RN no setor das cadeiras contra três membros da torcida riverina. A confusão no anel superior do Albertão aconteceu após o término da partida, com conflitos no local destinado aos alvirrubros e na parte externa do Albertão.

A Polícia Militar (PM-PI), localizada no meio das arquibancadas para dividir os torcedores, interveio com disparos de balas de borracha A ação causou pânico no setor destinado aos tricolores, que se abrigaram no gramado do estádio.

- A gente teme punição, estamos pegando imagens da imprensa, vamos juntar com os documentos. Estamos juntando isso para entregar à FFP e à CBF. Eles não podem nos punir pela baderna de fora. O que cabe ao River-PI de identificar e entregar à polícia documentos e provas estamos fazendo - concluiu Genivaldo.

O comandante de policiamento do 8 Batalhão da Polícia Militar do Piauí, major Wilton Sousa, informou na tarde desta segunda-feira que torcidas organizadas do River-PI serão banidas dos estádios. A decisão, segundo o militar, foi tomada após reunião com o Ministério Público Estadual. Nesta segunda, a FFP encaminhou o relatório da partida ao MPE. River-PI e América-RN se enfrentam pela segunda fase da Copa do Brasil. Data e horário do jogo ainda serão divulgadas pela CBF.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: torcida, river, organizadas