Neymar volta a ficar fora da lista de 10 indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo

31/07/2019 15h14


Fonte Globoesporte.com

Imagem: ReproduçãoRelação de candidatos não traz nenhum brasileiro e inclui Messi, Cristiano Ronaldo e trio holandês com Van Dijk, De Ligt e De Jong. Campeão europeu, Liverpool tem três candidatos.(Imagem:Reprodução)Relação de candidatos não traz nenhum brasileiro e inclui Messi, Cristiano Ronaldo e trio holandês com Van Dijk, De Ligt e De Jong. Campeão europeu, Liverpool tem três candidatos.

O Brasil não terá nenhum representante entre os 10 melhores jogadores do mundo pelo segundo ano consecutivo. A Fifa divulgou nesta quarta-feira os indicados ao principal troféu do prêmio The Best e não inclui nenhum atleta brasileiro, com Neymar ficando fora da relação novamente. A lista, que traz os pentacampeões Cristiano Ronaldo e Messi, chama a atenção pelo trio holandês formado por Van Dijk, De Ligt e De Jong. O atual detentor do troféu, Modric, não aparece entre os candidatos.

A Holanda, desta forma, é o único país com mais de um indicado entre os 10 nomes. Entre os clubes, o domínio é do Liverpool, que também tem três representantes: além de Van Dijk, foram relacionados os atacantes Mané (Senegal) e Salah (Egito). Fecham a lista o francês Mbappé (França), o inglês Harry Kane (Tottenham) e o belga Hazard (Chelsea).
Imagem: REUTERS/Carl RecineCampeão europeu, Van Dijk é um dos candidatos a desbancar os astros Messi e Cristiano Ronaldo.(Imagem:REUTERS/Carl Recine)Campeão europeu, Van Dijk é um dos candidatos a desbancar os astros Messi e Cristiano Ronaldo.

Terceiro colocado na disputa em 2017, Neymar volta a ficar fora do Top 10 pelo segundo ano seguido - justamente nas duas temporadas em que defendeu o PSG. Nestes dois anos, o craque brasileiro sofreu graves lesões no quinto metatarso do pé direito e ficou meses parado. E viu sua equipe ser eliminada nas oitavas de final da Liga dos Campeões.
Imagem: ReutersMessi é considerado um dos favoritos mais uma vez.(Imagem:Reuters)Messi é considerado um dos favoritos mais uma vez.

Outra ausência que chama a atenção é a de Modric. Vencedor do The Best e da Bola de Ouro na última temporada, o croata não apareceu entre os 10 indicados depois de uma temporada fracassada do Real Madrid - que não teve qualquer atleta que tenha atuado a última temporada entre os candidatos. O representante merengue é Hazard, que deixou o Chelsea no mês passado.
Imagem: ReutersNeymar fica fora do Top 10 do The Best pelo segundo ano seguido.(Imagem:Reuters)Neymar fica fora do Top 10 do The Best pelo segundo ano seguido.

Os 10 nomes foram apontados por um painel de especialistas, tendo como base o trabalho mostrado entre 16 de julho de 2018 e 19 de julho de 2019. O grupo foi formado por ex-jogadores e técnicos: Kaká (Brasil), Xavi (Espanha), Juan Sebastián Verón (Argentina), Franco Baresi (Itália), Cha Bumkun (Coreia do Sul), Fabio Capello (Itália), Ricki Herbert (Nova Zelândia), Lothar Matthäus (Alemanha), Francisco Maturana (Colômbia) e Hugo Sánchez (México).

Os candidatos agora passarão por um processo de votação popular no site da Fifa, que ocorrerá paralelamente a uma eleição entre jornalistas de cada país filiado à entidade, além dos treinadores e capitães das seleções. Cada país terá, desta forma, três representantes.

A votação ocorre da seguinte forma: cada eleitor indica três candidatos, em ordem de preferência: 1º, 2º e 3º colocado. O primeiro leva cinco pontos; o segundo, três pontos; e o terceiro, um ponto, e quem tiver a maior soma fica com o troféu. A votação será encerrada em 19 de agosto, e os três finalistas serão divulgados em data ainda não confirmada. O grande vencedor será anunciado no dia 23 de setembro, na cerimônia do Fifa The Best.

A lista dos 10 indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa em 2018/19:
  • Cristiano Ronaldo - Portugal e Juventus
  • Frenkie De Jong - Holanda e Ajax/Barcelona
  • De Ligt - Holanda e Ajax/Juventus
  • Hazard - Bélgica e Chelsea/Real Madrid
  • Kane - Inglaterra e Tottenham
  • Mané - Senegal e Liverpool
  • Mbappé - França e PSG
  • Messi - Argentina e Barcelona
  • Salah - Egito e Liverpool
  • Van Dijk - Holanda e Liverpool

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes

Tópicos: candidatos, fifa, indicados