Maria Portela é campeã do Grand Slam da Geórgia de judô

27/03/2021 17h05


Fonte G1

Imagem: Marina MayorovaMaria Portela é campeã do Grand Slam da Geórgia de judô(Imagem:Marina Mayorova)Maria Portela é campeã do Grand Slam da Geórgia de judô

Depois de bater na trave na sexta-feira, o Brasil foi ao pódio no segundo dia de disputas do Grand Slam de Tbilisi de judô, na Geórgia. Maria Portela derrotou a russa Madina Taimazova na final da categoria médio (70kg) e conquistou a medalha de ouro - o que lhe rendeu 1000 pontos na corrida olímpica para Tóquio 2020. Os bronzes ficaram com a uzbeque Gulnoza Matniyazova e com a belga Gabriella Willems. Ainda neste sábado, Ketleyn Quadros terminou na sétima colocação no meio-médio (63kg).

O Brasil perdeu dois judocas para as disputas deste sábado. Eduardo Katsuhiro (73kg) testou positivo para Covid-19 na sexta-feira e foi retirado da competição. Como Eduardo Yudy (81kg) dividiu quarto e teve contato com Katsuhiro, a CBJ também decidiu afastá-lo do Grand Slam.

As disputas de sábado

Para chegar à final contra Madina Taimazova, Portela derrotou a lituana Ugne Pileckaite, a holandesa Donja Vos, Asma Alrebai, do Bahrein, e a belga Gabriella Willems. Na decisão, a gaúcha se aproveitou dos erros da russa, que foi desqualificada depois de levar três shidos (advertências) em menos de dois minutos de combate. Atualmente, Portela ocupa a 14ª colocação no ranking mundial do peso-médio. Clique e entenda a classificação aos Jogos!

Na categoria meio-médio (63kg), Ketleyn Quadros terminou na sétima colocação ao perder na repescagem para a húngara Szofi Ozbas, no golden score. Alexia Castilhos caiu para a chinesa Junxia Yang na estreia. No peso-médio (70kg), Ellen Santana também foi eliminada logo na primeira luta, para a venezuelana Elvismar Rodriguez.

No primeiro dia de disputas em Tbilisi, o Brasil fechou a sexta-feira sem medalhas, mas com um quinto lugar de Larissa Pimenta (52kg) e um sétimo lugar de Ketelyn Nascimento (57kg).

Neste domingo, mais cinco brasileiros entram no tatame para o encerramento do Grand Slam de Tbilisi: Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva (+100kg), Maria Suellen ALtheman e Beatriz Souza (+78kg).

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: brasil, disputas, slam