La Liga promove ações contra o racismo na rodada do Campeonato Espanhol

16/03/2024 08h52


Fonte Ge Globo

Imagem: Violeta Santos Moura/ReutersVinicius Junior tem protagonizado a luta contra o racismo na Espanha(Imagem:Violeta Santos Moura/Reuters)Vinicius Junior tem protagonizado a luta contra o racismo na Espanha

La Liga promove neste fim de semana, da 29ª rodada do Campeonato Espanhol, uma série de ações de conscientização sobre discriminação racial. A iniciativa vem poucos dias depois da torcida do Atlético de Madrid chamar Vinicius Junior de chimpanzé, em dia de jogo pela Champions League.

Esse é o terceiro ano consecutivo em que a liga organizadora do Campeonato Espanhol promove ações para celebrar o dia 21 de março, Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Entre as medidas está tocar um hino sobre o assunto em todos os jogos da 29ª rodada da Primeira Divisão e da 31ª rodada da Segunda Divisão da Espanha. Torcedores serão conscientizados sobre a questão durante as partidas, com mensagens visuais.

Os jogadores também vestirão camisas com mensagem de luta contra o racismo, antes da bola rolar em cada estádio. Tais camisetas serão posteriormente comercializadas. Os capitães dos times usarão braçadeiras contra a discriminação racial.

A bola em campo, tanto na primeira quanto na segunda divisão, será de uma edição especial, inspirada nas cores dessa campanha antirracista.

Imagem: Divulgação / La LigaLa Liga usará na rodada deste fim de semana bola em campanha contra o racismo (Imagem:Divulgação / La Liga)La Liga usará na rodada deste fim de semana bola em campanha contra o racismo 

O ge mostrou no início do mês que o atacante Vinicius Junior foi alvo de racismo em estádios da Espanha pelo menos 20 vezes, em quase seis anos atuando pelo Real Madrid. Ao menos três denúncias foram arquivadas, e vários processos ainda seguem em andamento, aguardando depoimentos ou mais investigação.

Ninguém foi condenado por crime de ódio (no qual se enquadra o racismo, na lei da Espanha). Clubes chegaram a banir torcedores, que também foram multados pelas autoridades esportivas.

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes

Tópicos: racismo, racial, campeonato