Karatê piauiense brilha em competições nacionais e conquista vaga na seleção brasileira

06/05/2025 08h44


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoAs disputas aconteceram em Aracaju-SE, entre os dias 30 de abril e 5 de maio.(Imagem:Divulgação)As disputas aconteceram em Aracaju-SE, entre os dias 30 de abril e 5 de maio.

O karatê piauiense viveu um final de semana repleto de conquistas em importantes competições realizadas em Aracaju, Sergipe. Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, atletas da modalidade demonstraram talento e determinação, garantindo medalhas e classificação para a seleção brasileira.

Ao longo dos três eventos sediados na capital sergipana, os competidores piauienses alcançaram resultados expressivos. Na Seletiva Nacional, que definiu os representantes brasileiros para o Campeonato Sul-Americano em Recife (de 30 de junho a 6 de julho), João Gabriel conquistou a medalha de ouro e garantiu vaga na seleção brasileira. Além dele, Amanda Pereira ficou como reserva da seleção, enquanto Matheus Isao e Ana Laura terminaram em terceiro lugar em suas respectivas categorias.

Já na etapa Sergipe do Campeonato Brasileiro de Karatê, os atletas conquistaram quatro medalhas, sendo duas de ouro e duas de bronze. Luis Gustavo sagrou-se campeão no kumite cadete até 70kg, enquanto Amanda Pereira garantiu o ouro na categoria kumite cadete até 47kg. João Gabriel somou mais uma medalha ao seu currículo, levando o bronze no kumite sub-14 até 55kg. Ana Laura e Eros Vilarinho também tiveram bom desempenho e terminaram na quinta posição.

O Open Nacional, competição que integra o circuito nacional e pontua atletas no ranking para futura convocação à seleção brasileira, também mostrou desempenho notável dos karatecas piauienses.

O técnico e presidente da Federação Piauiense de Karatê, João Soares, destacou a evolução da modalidade no estado e enalteceu o suporte oferecido pelo Governo do Piauí. “O Piauí vem numa crescente muito grande nos últimos anos, com a conquista de medalhas e sucesso em eventos nacionais e internacionais”, ressaltou.

A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, também enfatizou a relevância do apoio ao esporte e os programas de incentivo que têm fortalecido as modalidades e os atletas piauienses. “Seguimos investindo no desenvolvimento esportivo. Programas como Bolsa Atleta, Piauí no Pódio e Siespi têm sido fundamentais para que nossos atletas tenham condições de competir em alto nível e representar bem o estado em grandes competições da modalidade”, destacou.

Feliz com os resultados, o atleta Luis Gustavo celebrou as conquistas e já mira novos desafios. “Depois de três dias de lutas intensas, conseguimos resultados incríveis. Nos próximos dias pretendo ir à Londrina-PR competir na seletiva para o Panamericano e estarei sempre lutando por mais”, afirmou.


Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews